16maio

Quais os ingredientes que não deve incluir nunca numa salada?

Na Bonduelle damos-lhe muitas recomendações sobre os melhores ingredientes e temperos para elaborar as suas saladas… Hoje, queremos fazer ao contrário! Propomos-lhe os ingredientes que não é recomendável incluir nos seus pratos.

Quais-os-ingredientes-que-não-deve-incluir-nunca-numa-salada

 

Habitualmente misturamos muitos ingredientes nas nossas saladas. O próprio conceito de salada é tão vasto que nos permite fazer todo o tipo de combinações: picante com um toque doce ou salgado com alguns elementos doces, incluindo nestes casos fruta como o ananás ou um punhado de passas. Também é frequente dar um toque ácido com sumo de limão.

Geralmente, a base das saladas é composta por um ou mais legumes, e a vantagem que os legumes têm é que, salvo raras excepções, se podem combinar entre eles sem problemas, e também com a maior parte dos ingredientes, e podem ser digeridos perfeitamente. No entanto, não é recomendável juntar mais do que 6 ingredientes na mesma salada dado que, se não forem combinados de maneira equilibrada, podem deteriorar e prolongar a digestão.

Ao contrário do que se costuma pensar, a combinação de amidos (alimentos altos em glicose) e proteínas não é recomendável, pois geram putrefacção e fermentação no estômago e isto provoca gases ou sensação de enfartamento. Por isso, para uma digestão leve, o ideal é que a salada não contenha a combinação de proteínas e hidratos de carbono como a massa ou o arroz. Por outro lado, outro elemento que é preferível evitar nas saladas são os fritos, devido à sua relação com a obesidade e que, se não se usar um azeite de qualidade, podem gerar colesterol mau.

Aconselhamos provar diferentes combinações de ingredientes para verificar quais se adaptam melhor aos seus gostos. Há quem pense que, por exemplo, o salmão é difícil de combinar com outros ingredientes devido ao seu sabor tão intenso e característico. Existem outros ingredientes que, dada a sua textura, podem ser difíceis de combinar (por serem demasiado líquidos ou espessos, devido à sua textura arenosa…). Inspire-se na nossa categoria de Receitas e faça os seus melhores pratos com a Bonduelle!