22Dez.

Ingredientes saborosos para este Natal

Ingredientes saborosos para este Natal

ingredientes que usamos com muita frequência nos nossos pratos. O alho, a salsa ou especiarias como o pimentão são muito comuns, mas nesta quadra natalícia a Bonduelle quer mostrar-lhe alguns ingredientes que serão muito úteis para fazer novas receitas e dar-lhes um sabor diferente.

Começamos por um ingrediente que aos poucos se tem vindo a introduzir nas nossas cozinhas mas que não é usado por todos. Referimo-nos à trufa. As trufas são o fruto de um fungo subterrâneo, desenvolvem-se a cerca de 20 centímetros das raízes de algumas árvores como o carvalho, a azinheira ou a aveleira. Existem até trinta variedades comestíveis, mas há dois tipos que se destacam: a trufa preta (ou de Inverno) ou a trufa de São João (ou de Verão).

A trufa preta é apanhada de Novembro a Março. É muito apreciada na cozinha porque tem um aroma penetrante e, depois de a usarmos, é difícil de esquecer. Algumas receitas mais comuns em que é usada são o risoto e receitas de massa. Habitualmente são raladas por cima dos pratos. Também se podem incluir nas sopas. Por outro lado, a época da trufa de Verão é de Maio a Setembro. O seu sabor é mais suave, adequado para a época de Verão.

Outro ingrediente que lhe queremos mostrar são os cogumelos Shiitake. Provêm do Japão e da China, crescendo sobre a madeira morta de um tipo de castanheiro. São considerados um elixir há mais de dois mil anos, e são uma das espécies mais consumidas em todo o mundo. Também são bons para a saúde, ajudando o sistema imunológico, e dizem ter propriedades anti-cancerígenas. São muito usados para receitas com legumes no wok, com massa ou até cremes. São comuns nas receitas orientais.

Para terminar, outro ingrediente pouco comum é o champanhe. Normalmente nesta altura bebemo-lo e brindamos com ele, mas tem mais utilidades. Pode usá-lo para fazer molhos, por exemplo. É muito comum como acompanhamento do salmão. É muito simples: doura o salmão, junta o champanhe, podendo também usar espumante, e, quando o álcool tiver reduzido, junta um pouco de creme de leite. Pode fazê-lo ou comprá-lo – para o fazer só precisa de leite, açúcar e manteiga. Pode acompanhar com legumes salteados.

Neste Natal tenha uma alimentação saudável e inove com a Bonduelle.