25Fev.

Kalettes® a nova hortaliça da moda?

Kalettes® a nova hortaliça da moda?

Quando julgávamos conhecer todos os ingredientes para elaborar as nossas receitas, aparece um novo. Um ingrediente inovador apareceu em cena há muito pouco tempo. Referimo-nos às Kalettes®. Conhece? A Bonduelle quer apresentar-lhe este novo alimento.

As Kalettes® são a fusão entre a couve frisada e a couve-de-bruxelas. Existem há alguns anos nos mercados norte-americanos e britânicos. No Reino Unido chamam-nas Flower Sprouts e nos Estados Unidos Brussels Kale. Em 1995 o Dr. Jamie Claxton, da companhia de hortaliças britânica Tozer Seeds, fez algumas combinações entre vegetais, obtendo um híbrido que era composto pelo talo das couves-de-bruxelas e as folhas da couve frisada. Este novo vegetal teve sucesso e começaram a investigar o seu desenvolvimento.

As Kalettes® actualmente são comercializadas em muitos mercados europeus como o holandês ou o sueco. Em Espanha deram-se a conhecer na feira de frutas e hortaliças Fruit Attraction 2015. Por outro lado, nesse mesmo ano receberam o prémio à inovação no Congresso Internacional Anual de Chefs apresentado pela prestigiada revista StarChefs.

Como todas as hortaliças, as Kalettes® também têm as suas propriedades nutritivas. Estas combinam as das duas hortaliças que as compõem. Por um lado, um alto teor de fibra e cálcio e, por outro, têm vitaminas do grupo B, A e C.

Note-se que estas hortaliças não são modificadas geneticamente. Foram desenvolvidas mediante a polinização cruzada de couves-de-bruxelas e couves frisadas através de métodos tradicionais. Segundo a explicação dos seus criadores, é resultado do trabalho desenvolvido durante mais de 15 anos.

As Kalettes®, dizem os que já as experimentaram, têm um sabor a vegetal e a noz. Podem comer-se cruas na salada, por exemplo com queijo azul e milho, ou podem saltear-se com um pouco de azeite e juntar-lhes cogumelos ou até grelhá-las juntamente com outros vegetais como a curgete ou os pimentos.

Agora basta esperar que sejam comercializadas em mais países e estejam ao nosso alcance. Entretanto, podem obter mais informações no seu site ou nas suas redes sociais, Facebook e Twitter, porque uma coisa é certa: as Kalettes® têm os seus próprios perfis e vieram para ficar J