22Set.

Legumes de Outono

O Verão fica para trás e damos as boas-vindas ao Outono – estamos a poucas horas de deixar entrar esta nova estação e queremos estar preparados. A Bonduelle gostaria de lhes lembrar alguns legumes para esta estação

Se no Verão adoramos comer deliciosas saladas com milho ou cenoura, quando chega o mês de Setembro preferimos alimentos como a alcachofra, a couve-flor, o repolho ou os cogumelos. No calendário de legumes estes alimentos já começam a espreitar, juntamente com os que estão disponíveis ao longo do ano, como a cebola, a beterraba ou o alho.

Começamos pela alcachofra – este alimento é uma planta cuja flor se consome. A estação começa em Outubro e acaba em Maio. É uma hortaliça chamada de Inverno – os climas cálidos e secos fazem com que as folhas do fruto se abram mais depressa e fique menos tenro.

Outro legume da época é a couve-flor, consumida de Setembro a Janeiro. Precisa de temperaturas frias para uma boa conservação. A sua temperatura ideal é de 15 a 20 graus. Tem também um alto teor de vitamina C e minerais como o potássio. Graças a essas características nutricionais, ajuda a prevenir cardiopatias e hipertensão.

No Outono começa também a estação dos cogumelos. Encontram-se desde Setembro até Novembro, pois estes são os meses com mais humidade. Têm muito pouco colesterol e um baixo teor de gorduras. Não se esqueça de que, se for apanhar cogumelos, deve ter um alto conhecimento dos mesmos para evitar riscos.

O repolho também é uma hortaliça para uma estação mais fria. Resistem muito bem às baixas temperaturas e, embora os possa encontrar durante todo o ano sem dificuldade, a estação de Outono-Inverno é a melhor para os consumir. São muito saudáveis para o bom funcionamento do aparelho digestivo graças às vitaminas e minerais que contêm.

Estes são alguns legumes e hortaliças da estação do Outono. Se a estes juntar os que se consomem todo o ano, terá uma alimentação variada e equilibrada