28Out.

Legumes de Outono para as crianças

No outono começam as gripes e constipações, principalmente nos mais novos. Por isso hoje a Bonduelle dá-lhe alguns conselhos de alimentação: quais os legumes de Outono a ingerir para cuidar da saúde dos mais novos.

legumes-de-outono-para-as-criancas

A natureza é muito sábia e, por isso, dando uma vista de olhos ao nosso calendário de legumes pode verificar que os frutos e legumes da estação, geralmente, nos proporcionam os nutrientes de que mais precisamos em cada momento do ano. Assim, no Verão proporcionam-nos mais água; na Primavera dão-nos vitaminas adicionais graças às suas múltiplas cores; e os legumes de Outono e Inverno têm muita mais vitamina C, para evitar que fiquemos doentes.

Assim, uma vitamina fundamental para evitar ficar doente é a vitamina C, pois afecta directamente a função imunológica. Também tem outras qualidades: é um poderoso antioxidante, ajuda a manter o organismo, protege o tecido conjuntivo e facilita a absorção das restantes vitaminas e minerais. Nesta época, legumes como a couve-flor, os pimentos ou os espinafres trazem-nos importantes doses de vitamina C.

Para manter os nossos filhos saudáveis, é importante proporcionar-lhes também doses de vitamina D, que ajuda a manter a quantidade certa de cálcio e fósforo no sangue. Pode encontrá-lo em legumes como a acelga, os espinafres e as couves, mas há um pormenor relativamente a esta vitamina que convém ter em conta no Outono e no Inverno. A vitamina D sintetiza-se nas células da pele, e um catalisador fundamental é a luz solar. Por isso, é importante as crianças desfrutarem de actividades ao ar livre, mesmo no Outono e no Inverno, para apanharem sol e, assim, poderem sintetizar esta vitamina fundamental para o seu correcto desenvolvimento.

Lembramos-lhe que a actividade das crianças é uma necessidade, em qualquer altura do ano, para evitar a obesidade infantil. Também não se esqueça de incluir minerais na sua alimentação, adicionando às suas refeições uma forte base de vegetais e também de leguminosas.

Consulte todos os nossos conselhos de alimentação e receitas de legumes no nosso site.