26Nov.

Lembre-se de por que é preciso comer legumes

Lembre-se de por que é preciso comer legumes

Comer legumes não só é saudável, mas é também uma forma de vida, é cultura e é tradição. As múltiplas formas de os cozinhar e todos os seus nutrientes fazem com que sejam um alimento que está nos menus de todas as casas. A Bonduelle quer lembrar-lhe da importância que têm.

A palavra legume não é uma palavra botânica, mas sim uma palavra de uso quotidiano. Segundo a sua definição, os legumes são um grupo variado de alimentos vegetais comestíveis que se caracterizam pelo seu alto teor de água. Também pelo seu teor em fibra, antioxidantes e vitaminas.

Hoje em dia todos conhecemos as 5 porções diárias de fruta e legumes que a Organização Mundial da Saúde recomenda comer. É importante lembrar-nos disto, pois os legumes têm todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo e ajudam também a prevenir algumas doenças.

As razões para comer legumes estão relacionadas com as suas características nutricionais. O potássio e o sódio ajudam à eliminação da retenção de líquidos, prevenindo assim a sensação de ventre inchado e a hipertensão. O baixo teor de gorduras e calorias ajuda a ter menos colesterol, isto é, menos patologias cardiovasculares. E, para terminar, as vitaminas, as fibras e os antioxidantes que contêm. As vitaminas ajudam nas defesas contra as infecções, as fibras a ter um bom trânsito intestinal e os antioxidantes a evitar o envelhecimento e a prevenir o aparecimento de alguns tumores.

Como pode ver, comer legumes só tem vantagens. Além disso, há muitas formas de os comer – crus, na salada, na sopa, no puré, como acompanhamento, em guisados, etc. Apresentamos-lhe algumas receitas para incluir os legumes na sua alimentação e, além ter uma alimentação saudável, ter também uma alimentação saborosa.

Os legumes são usados em todo o mundo para cozinhar, seja de uma forma ou outra. Em Portugal o consumo de legumes é bastante significativo, e outros países como o Japão ou a Suécia também se caracterizam por comerem de maneira saudável. Na Grécia seguem a dieta mediterrânica de que tanto gostamos.

A Bonduelle quer continuar a incentivá-lo a incluir legumes na sua alimentação, junto com outros alimentos, para ter uma alimentação saudável e equilibrada.