15Dez.

Menu natalício com legumes

De certeza que já está a pensar no menu de Natal. Os pratos do ano passado estavam óptimos e ninguém vai achar mal que repita os croquetes, os lagostins ou o presunto. Mas porque não adicionar a todas estas delícias os nossos queridos legumes? Na Bonduelle queremos dar-lhes algumas ideias para que o menu deste ano seja inesquecivelmente saudável e diferente.

Nestas alturas gostamos de comer bem e de ter um menu completo, portanto não queremos esquecer nenhum pormenor. Vamos começar com algumas ideias para as entradas.

Uma entrada típica são os lagostins. São deliciosos grelhados ou cozidos com maioneses. Neste Natal propomos-lhe que os acompanhe com um vinagrete – só precisa de um bom azeite, vinagre e sal. Corte cebola e pimento verde e vermelho em cubos muito pequenos, misture tudo e está pronto! Os lagostins irão ficar banhados num molho vinagrete saborosíssimo. Também lhes pode juntar frutos como o ananás ou a manga – o contraste de sabores tão original irá surpreendê-lo.

E, para terminar, o presunto. Indispensável numa mesa de entradas. Propomos-lhe que o inclua numa salada. Precisa de canónigos (para dar mais cor ao prato, mas se não tiver pode usar também alface icebergue), um abacate, queijo fresco, azeite, vinagre de Módena, pimenta e sal. Outra maneira de comer o presunto de que tanto gostamos.

Já temos as entradas, passemos agora ao prato principal. O mais comum é o prato ser carne ou peixe. Uma ideia é, no caso da carne, fazermos algum prato recheado com legumes. Por exemplo, se for peru, recheá-lo com ervilhas, milho, cenoura, etc. e acompanhá-lo com puré de batata. Se for peixe, damos-lhe outra ideia. Acompanhe-o com legumes caramelizados. Como o fazer? É muito fácil: corte os legumes que quiser para o acompanhamento, coza-os com manteiga, polvilhe com açúcar, sal e pimenta até obterem a cor desejada. A concentração do líquido e a textura da redução farão com que consiga caramelizar os legumes. O prato irá ficar vistoso e original.

A cereja no topo do bolo do menu vem com a sobremesa. Sim, pode servir filhós e coscorões, mas pode também fazer um bolo de beterraba e chocolate ou pestiños.

Vá preparando a mesa e bom proveito!