03Abr.

O arco - íris de cores de legumes

arcoiris-colores-tomateOs legumes, como bem sabem, são uma fonte muito importante de vitaminas e nutrientes. Mas sabiam que, consoante a cor dos legumes, estes contêm mais ou menos nutrientes ou de diferente tipo? É verdade! E isto é assim porque é a própria cor do legume que confere ao alimento as diferentes propriedades.

Em primeiro lugar, devemos falar dos legumes de cor vermelha como o tomate, que tem essa cor graças aos licopenos que contém, os quais têm propriedades antioxidantes que protegem o nosso organismo.

Os legumes de cor verde como a alface, o repolho, o brócolo, as acelgas, os espinafres, o pepino e o pimento verde são desta cor devido à clorofila e aos glucosinolatos,  que os cientistas relacionam com a redução da presença de cancro no nosso organismo. Que benefícios trazem os legumes desta cor? Se os mais pequenos da casa consumirem legumes desta cor podem conseguir melhorar a visão, para não falar de como estes legumes são ricos em vitaminas, minerais, fibra, ferro e ácido fólico.

arcoiris-colores-cebollaPor outro lado, temos os legumes de cor branca como a cebola ou o alho, que têm esta cor graças aos fotoquímicos e ao potássio que contêm,  pelo que o consumo destes alimentos irá ajudar a melhorar a circulação do sangue, reduzir o colesterol e ajudar a prevenir a diabetes. Deste modo, o consumo destes alimentos é fundamental nos mais pequenos para evitar que desenvolvam patologias tão importantes como a diabetes ou o colesterol.

Finalmente, devemos referir os legumes de cor laranja como a abóbora ou a cenoura, que têm esta cor tão chamativa graças aos fitoquímicos e os carotenóides. E como contribuem estes componentes para a saúde dos mais pequenos? Em muito mais do que imagina! É que estes legumes ajudam a ter uma melhor saúde visual, além de conferir resistência ao organismo, necessária para enfrentar agentes externos como a gripe ou a constipação. O melhor aliado para a saúde dos mais pequenos da casa!

arcoiris-coloresAssim, conhecendo as propriedades que os diferentes legumes trazem aos mais pequenos consoante a sua cor, podem elaborar pratos mais equilibrados, combinando os diferentes legumes -  e criando um verdadeiro arco-íris de cores no prato!

Devemos também salientar que as crianças adoram cores chamativas, pelo que podemos elaborar pratos muitos coloristas cujo aspecto irá bastar para conquistar os mais pequenos; por exemplo podemos fazer uma deliciosa salada de alface, tomate, milho e cenoura. As cores mais chamativas presentes no mesmo!

Jogue com as cores dos legumes e crie autênticas obras de arte da cozinha, e beneficie de todas as propriedades que os legumes trazem à saúde!