22Abr.

O que comer antes de fazer exercício?

Depois de na semana passada termos falado sobre os alimentos a ingerir depois de fazer exercício físico intenso, esta semana vamos aconselhá-los sobre o tipo de alimentos que devem ingerir antes de fazer exercício.

É muito importante sabermos o tipo de alimentos que devemos comer antes e depois de fazer exercício, para maximizar os seus efeitos benéficos.

O mais recomendável é ingerir uma refeição ligeira duas ou três horas antes de fazer exercício físico, porque o processo de digestão é muito diferente em função do tipo de alimentos que ingerirmos. Portanto, antes do treino o melhor é ingerirmos alimentos com um alto teor de hidratos de carbono que seja fácil de digerir antes do exercício.

Também os sumos de legumes, nos quais pode misturar um pouco de fruta, são muito benéficos. Ao estarem em estado líquido, passam para o organismo muito mais depressa. A couve é outro dos alimentos de eleição para ingerir antes do treino, pois é uma grande fonte de nutrientes e é também baixa em calorias.

O abacate, repleto de gorduras boas, vitamina B e magnésio, é um grande aliado para chegarmos ao treino nas melhores condições alimentares. Em suma, o que devemos ingerir é um mini-aperitivo onde apareçam estes alimentos e, se não os tivermos à mão, também podemos optar pelo húmus, o ovo cozido ou as sementes de chia, que cumprem também as características que já referimos.

Os alimentos que devemos evitar são aqueles que demoram mais a ser digeridos. Devemos evitar os alimentos com muita proteína, como a carne ou o ovo, os alimentos frios e crus, os açúcares simples... Enfim, todos os alimentos que forem difíceis de digerir e que podem ser desconfortáveis na altura de fazer exercício físico.

Seguindo estes pequenos conselhos, conseguiremos fazer melhor o nosso treino e potenciar os efeitos benéficos do exercício físico, mantendo uma alimentação saudável e equilibrada.