19maio

Os jovens e o desporto

No século XXI a maioria das pessoas estão muito empenhadas em cuidar de si fazendo desporto e comendo de forma saudável. Estamos numa sociedade em que a beleza é um valor que está muito presente. Cuidar de si e ter uma boa saúde é importante mas também se deve ter em atenção como se faz. É preciso nomeadamente estar muito atento aos mais novos porque são mais vulneráveis perante estas questões.

 

O desporto e a saúde andam de mão dada, é muito importante ter muito em conta a alimentação no cuidado do corpo. Se fizer desporto, não se esqueça de comer bem e principalmente se decidir fazer alguma dieta não se esqueça de consultar o seu médico ou um especialista em nutrição. Também ao fazer desporto é importante informar-se bem do que pode fazer e como o pode fazer para evitar lesões ou problemas maiores.

Hoje em dia os meios de comunicação e principalmente a Internet bombardeiam-nos com informação que temos de saber gerir para o nosso benefício. Principalmente, é preciso ter cuidado com a juventude. Em determinadas idades é mais perigoso ficarem obcecados e seleccionarem a informação errada. Mais ou menos a partir dos 12 anos, os adolescentes começam a preocupar-se com o seu aspecto e podem até vir a ter transtornos alimentares. Vêem na televisão actores ou cantores que são bonitos e magros e querem ser como eles. Procuram dietas milagrosas na Internet e fazem exercício sem serem alvo de controlo. Nessas idades a pressão social pode ser prejudicial, pelo que devemos zelar para que comam de modo saudável e façam desporto, incutindo-lhes sempre que o importante é a saúde.

A adolescência é uma idade difícil, e o mais certo é que achem que a maioria dos conselhos que damos aos mais novos são chatos e sem sentido. Para que não o pensem, pode tentar fazer com que os conselhos sejam divertidos. Por exemplo, se quiserem fazer desporto, em vez de irem ao ginásio podem fazer alguma actividade extracurricular, como natação ou algum desporto de que gostem. Ou no fim-de-semana fazer um passeio de bicicleta ou uma caminhada. Quanto à alimentação, há muitas receitas com legumes que são muito recomendáveis para comerem de tudo. Por exemplo, pizzas de legumes que irão passar despercebidos se adicionar queijo, ou hambúrgueres de frango caseiros com tomate e cebola que irão certamente adorar.