09Set.

Os legumes, dos melhores alimentos para o cérebro

Muitas vezes preocupamo-nos em comer alimentos para a memória ou para a concentração. Hoje contamos-lhe quais os legumes que se encontram entre os melhores alimentos para o cérebro.

O nosso cérebro requer, para estar saudável, alguns compostos químicos que surgem graças à ingestão de determinados alimentos. De seguida pode encontrar estes compostos e os legumes que favorecem a sua criação:

  1. Luteolina: trata-se de um flavonóide que desempenha um papel muito importante no nosso corpo como antioxidante, captor de radicais livres e também poderia ajudar com o Alzheimer. Pode encontrá-lo nas folhas e cortiças como o tomilho ou o aipo, mas também no pimento verde, que são muito bons alimentos para a memória.
  2. Fenilalanina: ajuda a gerar a dopamina, que nos ajuda a controlar o movimento e o estado de vigília. Pode encontrar este composto na soja, na beterraba e nos grãos. 
  3. Ácido alfa-lipóico: Trata-se de um regulador do equilíbrio celular, ajuda os neurónios a combater o stresse e a neutralizar os radicais livres, que são maus para o cérebro. Pode encontrar este composto em legumes como os brócolos ou os espinafres
  4. Ácido fólico: é bom para a saúde do cérebro porque nos ajuda a melhorar a memória e o desempenho cerebral. Assim, entre os alimentos para a memória também podemos encontrar os que contêm este composto: legumes como as lentilhas ou os grãos e também nas ervilhas
  5. Quercetina e antocianina: são antioxidantes que nos ajudam a manter a concentração e a manter o cérebro num bom estado de saúde. Pode encontrá-los na cebola, principalmente a vermelha.
  6. Folato: É necessário à formação da serotonina, também conhecida como a “hormona da felicidade”. Pode encontrá-lo nos espinafres. 

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