09Mar.

Os melhores legumes para a vista

Cuidarmos da nossa saúde hoje ajuda-nos a evitar doenças oculares relacionadas com a idade. Hoje contamos-lhe quais os melhores legumes para a vista, e todas suas as vitaminas benéficas para a vista!

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Minerais e vitaminas para a vista

Mantermos a vista saudável através da alimentação pode ajudar-nos a prevenir doenças oculares como a degeneração macular, a perda de visão, a síndrome do olho seco ou as cataratas.

Os minerais e vitaminas que nos ajudam a manter a saúde ocular são:

  • Vitaminas do grupo B: o ácido fólico, a piridoxina e a vitamina B12 são componentes que conservam a saúde ocular e previnem o aparecimento de doenças como a degeneração macular. Estão presentes em legumes como a couve-flor, o espinafre, o rábano ou a alface.
  • Vitamina A: é necessária para a visão nocturna. O nosso corpo transforma os carotenos (nomeadamente o betacaroteno) em vitamina A. O betacaroteno está presente em legumes de cores laranjas, avermelhadas ou amarelas como a cenoura, a batata-doce, a abóbora, o tomate, o pimento...
  • Vitamina E: ajuda-nos a proteger as membranas celulares da oxidação mediante a protecção dos seus ácidos gordos e ajuda-nos a prevenir as cataratas. A vitamina E está presente em legumes verdes como as ervilhas, a alface, os espargos...
  • Vitamina C: é uma vitamina importante para a absorção da vitamina A e E, ferro, cálcio... E ajuda a curar feridas e a manter uma boa saúde visual. Os legumes que têm vitamina C são principalmente os pimentos.
  • Antoacinidinas: estes flavonóides reparam as células da retina e ajudam a proporcionar nutrientes ao olho. Estão presentes na beringela e na couve-roxa.
  • Zinco: é um antioxidante que protege dos danos dos radicais livres nos olhos. Está presente no aipo, espargos, batata e beringela, entre outros.

Legumes para a vista

Alguns legumes são particularmente bons para a vista, tais como:

  • Legumes de folha verde (couve, espinafre, alface, brócolos...): na parte de trás do olho temos como pigmentos a luteína (os nossos “óculos de sol naturais”) e a zeaxantina, e manter esta parte bem nutrida com estes legumes ajuda-nos a manter uma fisiologia normal nesta parte do olho.
  • Brócolos: entre os legumes de folha verde, os brócolos destacam particularmente, pois a sua particular combinação de nutrientes pode reduzir o avanço da degeneração macular associada à idade e à perda de vista.
  • Batata-doce: ajuda os olhos a adaptarem-se aos baixos níveis de luz característicos da noite.
  • Milho: comer milho regularmente reduz o risco de cataratas e ajuda a prevenir a perda dos pigmentos de cor amarela nos olhos.

Agora que já conhece os melhores legumes para a vista, dê uma olhadela às nossas receitas com legumes!