16Fev.

Porque dar às crianças lanches saudáveis?

Que importância tem o lanche na alimentação infantil? A Bonduelle conta-lhe e dá-lhe conselhos para preparar lanches saudáveis para crianças.

porque-dar-as-criancas-lanches-saudaveis

Porque dar às crianças lanches saudáveis?

Como já dissemos noutras ocasiões, as crianças precisam que a distribuição de energia e os nutrientes ao longo do dia seja feita de forma uniforme e relacionada com as actividades que realizarem. Além disso, no caso das crianças, o organismo não está preparado para ficar muitas horas sem comer, pelo que a regra das cinco refeições diárias é mais importante do que nunca.

Assim, comer qualquer coisa a meio da tarde é uma grande vantagem nutricional porque garante a manutenção de níveis de glucose no sangue, além de evitar o consumo das reservas próprias do organismo. Por outro lado, o controlo do lanche ajuda a evitar excessos calóricos, combatendo a obesidade infantil.

Se, como já lhe contámos no nosso artigo sobre a relação entre desempenho escolar e alimentação, o pequeno-almoço deve conter cerca de 25% da energia e nutrientes necessários para o resto do dia, o lanche deverá representar cerca de 15% do teor energético total diário.

Em Espanha, 81% das crianças consomem habitualmente algum tipo de lanche, mas as opções mais escolhidas não são as mais saudáveis: o lanche dos mais novos é composto maioritariamente por sanduíches (65%), bolos (20%), pão com chocolate (20%), iogurte e fruta (20%).

Passos para preparar lanches saudáveis para crianças

Para começar, na altura de fazer o lanche é muito importante deixar espaço suficiente entre a refeição e o jantar, de modo a respeitarmos o processo de digestão entre refeições. Além disso, também devemos respeitar as quantidades, para não ultrapassarmos as calorias de que a criança precisa.

Quanto aos ingredientes que os lanches saudáveis para crianças devem conter, um bom lanche requer: cereais (pão, bolachas, cereais...) – dê uma olhadela ao nosso artigo sobre a importância dos cereais para as crianças –, produtos lácteos (leite, iogurte, queijo...) e uma peça de fruta. Pelo contrário, os alimentos menos recomendáveis para um lanche saudável para uma criança são: pacotes completos de bolachas, batata frita, doces, bolos industriais, bebidas gasosas.

Se procura saudáveis receitas de cozinha para criança, encontre-as no nosso site.