22Dez.

Porque ter uma alimentação saudável e equilibrada?

Muitas vezes ouvimos dizer que o ideal é ter uma alimentação saudável e equilibrada, mas sabe realmente qual é a importância de ter uma alimentação saudável e equilibrada? Nós contamos-lhe.

porque-ter-uma-alimentacao-saudavel-e-equilibrada

O principal motivo pelo qual é importante termos uma alimentação saudável e equilibrada é ajudar-nos a melhorar a nossa saúde e, além disso, a mantê-la. A seguir contamos-lhe quais os aspectos em que nos pode ajudar ter uma alimentação correcta:

- Proporciona-nos defesas e ajuda a prevenir doenças. Ter uma alimentação saudável e equilibrada é a melhor maneira de nos protegermos de muitas doenças, como a diabetes ou as doenças do coração.

A comida que ingerimos dá-nos energia e permite que o nosso corpo funcione e o faça correctamente. Uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar-nos a prevenir alguns tipos de cancro, a osteoporose, doenças do coração, entre outras. Além disso, melhora o nosso desempenho intelectual.

- Satisfaz as nossas necessidades nutricionais. O nosso corpo precisa de “combustível” para funcionar, e todas as funções do nosso corpo requerem determinadas ingestões. Assim, o melhor é ter uma alimentação saudável e equilibrada que inclua todos os tipos de alimentos (cereais, fruta, lácteos, vegetais, leguminosas, óleos e proteínas) para, assim, ingerir aquilo de que precisamos cada dia para o nosso corpo funcionar.

- Ajuda-nos a dormir. A alimentação está directamente relacionada com a nossa capacidade para dormir correctamente. Assim, uma alimentação saudável e equilibrada ajuda-nos a dormir correctamente as horas necessárias para nos levantarmos com força para enfrentar o nosso dia-a-dia.

- Melhora o nosso peso. O peso não é uma questão estética, mas de saúde. Por exemplo, é muito importante os mais novos terem uma alimentação saudável e equilibrada para evitar doenças como a obesidade infantil.

Se achou esta informação interessante, não hesite em dar uma vista de olhos ao nosso artigo com alguns erros frequentes de alimentação. Além disso, como sempre, pode visitar a nossa categoria de receitas para encontrar ideias e acertar na sua alimentação.