04Dez.

Pratos de colher: Prepare-se para o Inverno com receitas quentes

Pratos de colher: Prepare-se para o Inverno com receitas quentes

O que é o melhor quando o Inverno se aproxima? Sim, o programa de sofá e manta está na lista, mas se o acompanhar com uns bons pratos de colher, tem o kit completo!

São receitas quentes, saborosas e também fáceis de elaborar. A Bonduelle escolheu os seus legumes preferidos e transformou-os em pratos de colher. Quer saber quais são?

 

O primeiro que fizemos foi seleccionar os alimentos mais saborosos desta época para decidir quais os pratos que vamos elaborar. Entre eles estão as leguminosas. Um alimento perfeito para cozinhar pratos quentes para o Inverno. Também seleccionámos alguns legumes para cozinhar estes pratos.

As leguminosas têm muitos benefícios para a saúde. Contêm proteínas vegetais, uma alta percentagem de fibra, perfeita para o bom funcionamento do aparelho digestivo, hidratos de carbono, vitaminas e minerais e, como se não chegasse, praticamente não têm gordura.

Por outro lado, sabemos de sobra que os legumes são saudáveis na nossa alimentação. Têm minerais e vitaminas, fibras e também antioxidantes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda ingerir 5 peças de fruta e legumes por dia.

Sabendo como tanto as leguminosas como os legumes são benéficos, escolhemos 4 pratos de colher que farão do seu Inverno uma época calorosa e saudável:

Receita de grãos com espinafres:

O prato de colher que vamos fazer é uma receita muito fácil e simples de fazer. Precisamos de grãos. Pode deixá-los de molho cerca de 10 horas ou, se preferi, usar grãos já cozidos. Com esta segunda opção irá poupar tempo, mas fica à sua escolha. Quanto à quantidade, cerca de 600 gramas para 4 comensais está bem.

Por outro lado, precisamos de 200 gramas de espinafres, azeite virgem extra, dois dentes de alho, água, pimentão-doce e sal. Pode adicionar um pouco de caldo de legumes.

Começamos por cortar o alho e os espinafres. A seguir, aquecemos um tacho com um pouco de azeite. Quando estiver quente, juntamos o alho e deixamos dourar. Adicionamos o pimentão e os espinafres. Mexemos tudo. O passo seguinte é juntar o grão com um pouco de água. Deixamos ferver um pouco e juntamos o caldo de legumes e o sal. Deixamos alguns minutos e está pronto! Servimos e já podemos começar a comer.

 graos espinafres

Lentilhas com legumes: Uma receita muito completa

Entre os pratos de colher, destacamos esta receita de leguminosas que, nos dias de frio, aquece o corpo em segundos. Referimo-nos às lentilhas com legumes.

De que precisamos? 300 gramas de lentilhas, 1 cebola, 1 cenoura, 1 curgete, 1 pimento vermelho e 1 pimento verde. Também vamos precisar de azeite virgem extra, dois dentes de alho, pimentão, água e sal.

O primeiro que vamos fazer é cortar os legumes – podemos fazê-los em cubos pequenos. Se os formos triturar quando estiverem prontos, podemos fazer bocados maiores, mas se formos deixar os legumes tal como estão, é melhor fazer bocados mais pequenos.

Depois, levamos ao lume um tacho com um fio de azeite virgem extra. Quando estiver quente juntamos os legumes e salteamos um pouco para irem ganhando sabor. O seguinte é juntar o pimentão. Refogamos e juntamos a água, cobrindo um pouco os legumes. Adicionamos sal.

É a vez das lentilhas. Adicionamo-las e deixamos cozerem em lume brando junto com os legumes. Devemos deixá-las cerca de 40 minutos. Podemos ir provando para ver se estão prontas. Se estivermos a ficar sem água, vamos juntando para não colar.

Quando as lentilhas estiverem prontas podemos tirar alguns legumes e triturá-los. Depois adicionamo-los com as lentilhas e assim ficam mais espessas – vai depender do gosto de cada um. Prove e, se faltar sal, pode rectificar ou, se quiser, juntar mais um pouco de pimentão.

lentilhas legumes

Prato de colher: Sopa de ervilhas com cenoura

As sopas são um dos pratos mais comuns quando começa a estar frio. Dos pratos de colher, os cremes e sopas, além de serem benéficos para a saúde pelo facto de terem alimentos saudáveis como os legumes, são pratos fáceis de cozinhar.

Para cozinhar esta receita de sopa de legumes só precisamos de 1 lata de ervilhas cozinhadas da Bonduelle, 3 cenouras, 1 cebola e 1 alho-francês. Estas quantidades seriam para cerca de 4 comensais. Adicionamos azeite virgem, água e sal à lista de ingredientes.

Começamos por cortar os legumes. Levamos ao lume um tacho com um pouco de azeite e vamos juntando os legumes, primeiro a cenoura e a cebola. Vamos refogando, depois juntamos o alho-francês e, quando estiver tudo dourado, adicionamos as ervilhas cozidas. Continuamos a refogar.

O próximo passo é juntar a água cobrindo os legumes. Juntamos um pouco de sal e deixamos o caldo ir ganhando o sabor dos legumes. Deixamos até vermos que o caldo ganhou cor e verificamos se os legumes estão bem cozinhados.

Sirva a sopa em tigelas, junte um fio de azeite virgem extra e bom proveito!

sopa ervilhas cenoura

Prato de feijão com amêijoas

Voltamos às leguminosas para o nosso último prato de colher. Desta vez escolhemos o feijão. Contém fibra, vitaminas e minerais e, além disso, é um prato de cozinha caseira tradicional que é delicioso.

De que vamos precisar para elaborar esta receita? 300 gramas de feijão-branco, 100 gramas de amêijoas, 2 dentes de alho, 1 cebola, 50 ml de vinho branco, azeite virgem extra e sal.

O primeiro que precisamos de saber é que é preciso deixar o feijão de molho a noite inteira. Caso não tenha tido tempo ou se tenha esquecido, também pode comprar um frasco de feijão já cozido.

Agora sim, começamos a receita colocando as amêijoas em água com um pouco de sal. A seguir, cortamos a cebola e os alhos. Levamos ao lume um tacho com um fio de azeite e salteamos. Depois escorremos bem as amêijoas e deitamos no tacho para abrirem. Se alguma não abrir, tire-a. É provável que esteja estragada.

O passo seguinte é juntar o feijão e o vinho branco. Uma vez feito este passo, deixamos levantar fervura e o feijão cozinhar junto com os restantes ingredientes.

O feijão irá estar mole cerca de 40 minutos depois e o prato de colher estará pronto para comer!

feijao ameijoas