25Ago.

Propriedades dos legumes e a sua variedade em benefícios

Os legumes e hortaliças são saudáveis. A Organização Mundial da Saúde recomenda comer 4 ou 5 peças por dia. Graças aos nutrientes e propriedades que contêm podem ajudar a combater algumas doenças e a cuidar do nosso organismo

A Bonduelle faz uma compilação de toda a variedade de legumes que o ajudam a manter-se saudável. De hortaliças que cuidam do coração a legumes que fortalecem os nossos ossos.

Começamos pelas doenças cardiovasculares. Alguns dos nossos legumes ajudam-nos graças a minerais como o potássio e o magnésio a proteger dos transtornos do ritmo cardíaco. Leguminosas como as ervilhas, devido ao seu baixo teor de sódio e gordura, previnem a hipertensão e a quantidade de potássio torna o coração mais saudável.

Os legumes em geral ajudam a ter uma melhor saúde digestiva. O teor de fibra presente nestes alimentos faz com que a flora intestinal tenha um melhor funcionamento. As alcachofras, os pimentos, os espinafres... São alguns dos legumes que contêm fibra. Os legumes de folha verde e os vegetais de raiz como a cenoura, a beterraba e a cebola são recomendáveis para prevenir o cancro do cólon.

Por outro lado, os legumes também nos ajudam com outros aspectos da nossa saúde, como por exemplo a ter ossos mais fortes, a cuidar da nossa pele ou do cabelo.

Para combater a osteoporose, há alimentos já conhecidos como os lácteos, e a estes juntam-se os legumes que são fonte de ácido fólico e vitamina K, entre outros nutrientes bons para os ossos. Por exemplo, a couve frisada ou os brócolos.

O cabelo também é fortalecido pelas vitaminas presentes nos vegetais. As acelgas ou o repolho contêm vitamina A e C, que ajudam a produzir sebo, uma substância oleosa produzida pelos folículos capilares que actua como amaciador natural. Contêm igualmente ferro e cálcio, dois minerais necessários para o crescimento do cabelo.

As hortaliças de cor amarela e alaranjada contêm betacarotenos, precursores da vitamina A. Esta vitamina é fundamental para a formação dos tecidos, mucosas e células da pele. Por exemplo, a cenoura ou a abóbora.

Os legumes são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Coma de forma saudável e cuide de si com a Bonduelle