22Mar.

Que quantidade diária de legumes é aconselhável para as crianças?

cantidad-verduras-niñosUma alimentação saudável e equilibrada para os mais pequenos da casa é fundamental para um crescimento saudável e adequado. Mas de que deve estar composta esta alimentação? Como já indicámos em diversas ocasiões, e como bem sabem, as  frutas e os legumes são elementos essenciais dessa alimentação. Mas em que proporção?

Quantas vezes ouviram dizer que se deve comer 5 peças de fruta e legumes por dia para manter uma alimentação equilibrada? Mas só fruta ou só legumes, crua ou cozinhada? Na Bonduelle não queremos que falte nada aos mais pequenos, por isso indicamos-lhes tudo o que precisam de saber sobre a proporção de fruta e legumes que as crianças devem consumir cada dia.

Devemos salientar que estas recomendações são aplicáveis a qualquer pessoa, mas especialmente aos mais pequenos da casa, que se encontram em fase de crescimento.

Em primeiro lugar, devemos dizer que dentro dessas 5 porções diárias de fruta e legumes, a proporção de frutas e legumes que a criança consumir ficará ao critério dos pais, podendo ser três peças de fruta e duas doses de legumes ou ao contrário.

Mas qualquer tipo de fruto ou legume serve? Como bem sabem, cada tipo de fruto ou legume tem diferentes propriedades para o nosso organismo, pelo que é recomendável combinarmos frutos e legumes que tenham diferentes propriedades. Por exemplo, podemos dar aos nossos filhos uma peça de laranja, rica em vitamina A, B e C e uma peça de banana, rica em cálcio.

Pelo seu lado, os legumes também conferem diferentes propriedades, pelo que é recomendável combinarmos diferentes tipos de legumes com diferentes tipos de preparação. Por exemplo, para o almoço podemos fazer uma salada com legumes crus como a alface ou a cebola  e para jantar podemos elaborar um creme de legumes.

Deste modo, a criança poderá comer todo o tipo de legumes, alguns deles cozinhados e outros crus.

Com estes práticos conselhos, o seu filho irá manter uma dieta saudável e equilibrada, recebendo cada dia a dose adequada de fruta e legumes.