30Abr.

Receita de cogumelos com molho: Em que pratos a podemos usar?

Receita de cogumelos com molho: Em que pratos a podemos usar?

Os cogumelos são usados no mundo inteiro e um alimento básico na nossa alimentação. São usados em muitas receitas de cozinha e também de muitas maneiras. Uma receita muito saborosa, e que combina perfeitamente com mais alimentos, é a receita de cogumelos com molho.

Na Bonduelle queremos convidá-lo a experimentar este delicioso prato de cogumelos com molho. Mostramos-lhe como o pode elaborar e em que receitas o pode incluir.

Como fazemos os cogumelos com molho em 3 simples passos

1-Escolher o tipo de cogumelo que vamos usar para a receita

O primeiro que temos de saber é o tipo de cogumelos que vamos usar. Podemos usar uns frescos ou cogumelos em conserva como os que temos na nossa gama de produtos Bonduelle.

Se escolhermos os cogumelos frescos, temos de limpá-los e cortá-los como preferirmos para o prato que vamos fazer.

Em alternativa, caso tenhamos optado pelas latas ou frascos em conserva dos cogumelos Bonduelle, teremos de os escorrer bem e adicioná-los à nossa receita.

2-Com que molho vamos fazer os cogumelos

Uma vez escolhidos os cogumelos, devemos decidir que tipo de molho queremos fazer. Podemos escolher um molho com natas e queijo azul. Existe também a opção de elaborar o molho com os próprios cogumelos. Só seria preciso triturar uns poucos. Outra opção muito comum para fazer uma receita de cogumelos com molho é elaborá-la com vinho branco. Uma maneira fácil e rápida, mas com muito sabor.

3-Com que prato vamos acompanhar a nossa receita de cogumelos com molho

Por fim, devemos decidir com que prato vamos acompanhar esta receita. Podemos comer só os cogumelos como aperitivo, acompanhá-los com outros legumes ou usá-los como acompanhamento para carnes ou peixes. Também podemos fazer os mais habituais cogumelos recheados. Podemos fazê-los com os próprios cogumelos e adicionar cubos de presunto e cebola e gratiná-los com queijo.

Mas nesta ocasião queremos que ponha em prática a receita de cogumelos com molho, portanto aqui ficam 3 ideias para saborear este alimento:

1-Receita de cogumelos caramelizados em molho de soja

coguemlos_soja.jpg

O primeiro prato que escolhemos é uma receita com toque oriental. O molho de soja tem um sabor entre o doce e o salgado que confere ao prato um toque especial. É uma receita fácil e rápida de fazer, muito prática para fazer quando tem pouco tempo.

Os ingredientes de que precisamos são dois frascos de cogumelos inteiros, molho de soja, açúcar mascavado, azeite, sal e pimenta.

Começamos por escorrer os cogumelos. Podemos adicioná-los inteiros ou laminados. A seguir, deitamos numa frigideira com um pouco de azeite virgem extra e douramos. O passo seguinte é misturar o molho de soja numa tigela com um pouco de açúcar mascavado. Mexemos bem para integrar os dois ingredientes e só nos falta adicionar o molho aos cogumelos. Deixamos cozinhar cerca de 5 minutos, e a receita de cogumelos em molho de soja.

2-Receta de bifes de seitan recheados de curgete e queijo com molho de cogumelos

seitan_cogumelos.png

Esta segunda receita é um prato vegetariano que não é muito comum, mas que é uma alternativa aos bifes de carne.

Esta receita é mais elaborada porque vamos cozinhar o seitan de forma caseira.

Depois teremos de fazer o molho de cogumelos e os legumes que lhe formos adicionar. Para saber como a fazer deixamos-lhe aqui a receita completa.

3-Receita de cogumelos em molho de vinho branco

 cogumelos molho

Esta última receita é um verdadeiro clássico. Cogumelos com presunto e molho de vinho branco. Como entrada ou para um aperitivo com os amigos.

De que ingredientes precisamos para fazer esta receita de cogumelos? Precisamos de 2 latas de cogumelos laminados Bonduelle, meia cebola, 4 dentes de alho, 3 fatias de presunto, 1 colher de farinha, 1 copo de vinho branco, azeite virgem extra, salsa picada, água e sal.

Contamos-lhe como fazer esta receita com cogumelos: O primeiro que temos de fazer é picar a cebola e os dentes de alho. Cortamos as fatias de presunto aos bocados. Levamos ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, refogamos a cebola e o alho e salteamos o presunto.

A seguir adicionamos os cogumelos à frigideira. Escorremos bem antes de os adicionar. Misturamos tudo e adicionamos um pouco de água e vinho branco. Baixamos um pouco o lume e deixamos cozinhar para os cogumelos ganharem o sabor do molho. Um toque de salsa e já está! Já temos a nossa receita de cogumelos em molho de vinho branco.