31Out.

Receitas com abóbora: 3 receitas de comer e chorar por mais

Receitas com abóbora: 3 receitas de comer e chorar por mais

Continuamos com a abóbora, pois não podemos esquecer-nos deste alimento nesta época. O Outono é a estação ideal para as receitas com abóbora.

A abóbora é um alimento que ao longo da História tem sido usado com fins alimentares e que também é muito comum usar para máscaras ou decorações de Halloween, a festa mais assustadora que se celebra na noite de 31 de Outubro.

A abóbora como alimento tem imensos benefícios. Tem nutrientes, vitaminas e minerais, perfeitos para o organismo. Contém fibra e também é rica em potássio. A vitamina que se destaca é a vitamina C, e contém também antioxidantes como o betacaroteno que é óptimo para a saúde ocular.

Em artigos anteriores já falámos de sopas de legumes e, entre elas, estava a sopa de abóbora, uma receita que adoramos e que também é muito saudável, mas nesta ocasião queremos mostrar-lhe outras receitas com abóbora, diferentes e originais. Quer saber quais são? Continue a ler ;)

1-Receita de arroz cremoso com abóbora

Alguma vez pensou em adicionar abóbora ao arroz? Este alimento confere-lhe um sabor doce característico.

Os ingredientes principais de que precisamos para 4 pessoas são 2 chávenas de arroz, 300 g de abóbora, grão cozido, 2 tomates, 1 cebola e ¾ de caldo de legumes. Para lhe dar um toque de sabor adicionaremos um bocadinho de gengibre, 2 cravinhos, um pouco de cominhos, uma folha de louro, caril e corante de paelha. Para terminar, um pouco de pimenta e azeite virgem extra.

Já temos todos os ingredientes preparados, vamos colocar mãos à obra e elaborar a receita.

Como fazemos esta receita?

O primeiro que vamos fazer é descascar e cortar os legumes (a cebola, o tomate e a abóbora). Depois, levamos ao lume uma frigideira com um pouco de azeite virgem extra. Refogamos a cebola, a abóbora e juntamos um pouco de gengibre.

O seguinte é juntar o tomate. Quando reduzir, adicionamos o caril e o corante. Mexemos e deitamos o arroz. Misturamos tudo bem.

É altura de adicionar o caldo de legumes, junto com o cravinho, os cominhos e o louro. Deixamos levantar fervura e, quando passar, baixamos o lume e deixamos a cozer cerca de 25 minutos. Juntamos o grão e esperamos cerca de dois minutos. Podemos provar para nos certificarmos de que o arroz está pronto. Se assim for, deixamos repousar.

Servimos e já podemos saborear esta receita com abóbora tão deliciosa.

arroz cremoso abobora

2-Receita de quinoa com abóbora grelhada

Esta segunda receita com abóbora que propomos é uma receita fácil e rápida de fazer. Além disso, pode comê-la fria ou quente.

Tome nota dos ingredientes para 4 pessoas de que precisamos para elaborar a receita. Precisamos de 1 abóbora, 1 cebola e uma lata de Um Toque de quinoa da Bonduelle. Para enriquecer a nossa receita, adicionamos azeite virgem extra, pevides de abóbora, coentros, hortelã, 1 romã e sumo de limão.

Vestimos o avental e, em menos tempo do que julgamos, esta receita com abóbora estará pronta para saborear.

O primeiro que vamos fazer é descascar e cortar a abóbora em tiras quadradas. Depois cortamos a cebola em cubinhos pequenos. Aquecemos uma grelha com um fio de azeite virgem extra e marcamos a cebola e a abóbora até ficarem douradinhas e bem grelhadas.

Quando estiver pronto, juntamos a lata de Um Toque de Quinoa Bonduelle bem escorrida e as sementes da romã. Acabamos juntando a hortelã, os coentros e as pevides de abóbora e um pouco de sumo de limão. Podemos esperar que arrefeça e saborear uma deliciosa salada. Bom proveito!

quinoa abobora

3-Receita de chips de abóbora

A última receita que propomos é uma receita com abóbora que não é muito comum, mas que é perfeita para qualquer aperitivo. Além disso, é uma receita saudável, porque vão parecer as habituais batatas fritas de pacote, mas muito mais saudáveis e caseiras.

Também pode fazer chips de beterraba, de curgete, de batata-doce ou de cenoura, entre outros legumes. Mas nesta ocasião escolhemos as de abóbora. Quer saber como as fazer? Continue a ler.

As chips de abóbora são muito simples de fazer. Só precisamos de 1 abóbora e das especiarias de que mais gostarmos, desde pimenta e sal até alho em pó, orégãos e caril.

Começamos por descascar o legume e cortamos às rodelas muito, muito finas – tenha em conta que queremos que pareçam chips. Enquanto cortamos, pré-aquecemos o forno.

Um conselho: se quisermos que as chips fiquem crocantes, temos de deixar que a abóbora solte toda a água. Podemos secá-la com papel absorvente. Uma vez secas, colocamos as rodelas num tabuleiro, deitamos as especiarias que tenhamos decidido usar e introduzimos no forno. Deixamos alguns minutos, controlando sempre para irem dourando mas sem queimarem.

As chips já estão prontas para comer. Pode acompanhá-las com algum molho como hummus ou guacamole. Delicioso!

chips abobora