15Mar.

Receitas de alcachofras guisadas: 3 pratos fáceis de elaborar

Receitas de alcachofras guisadas: 3 pratos fáceis de elaborar

As alcachofras são um legume que não costuma ser a nossa primeira opção quando cozinhamos. É amargo e prepará-lo tem o seu quê. Na Bonduelle queremos que deixe para trás esse mito e mostrar-lhe que este vegetal pode estar nos nossos menus, e de maneira deliciosa e variada.

Benefícios das alcachofras

Esta hortaliça, como a maioria, tem benefícios para a saúde. No caso das alcachofras, são ricas em fibra, são antioxidantes, contêm vitaminas como a A e a C e minerais como o potássio e o cálcio. Também são anti-inflamatórias e muito baixas em gorduras.

Portanto, não hesite em incluí-las na sua alimentação de maneira equilibrada.

Como cozinhar as alcachofras

O mais complicado das alcachofras é cozinhá-las, pois tem de saber limpá-las bem e tirar as folhas rijas desnecessárias. Mas atenção! Pode guardá-las para fazer caldos de legumes. Não deite fora nada.

Como se limpam as alcachofras? O primeiro a fazer é tirar as folhas verdes, as que estão mais rijas. Ficamos com o coração, que é a parte mais tenra, e o talo.

De seguida, colocamos em água fria com um pouco de sal e um fio de limão. Deste modo evitamos que percam a cor e o sabor.

Por fim, para fazer algumas das receitas, temos de as ferver para ficarem tenras.

Um conselho: Se quiser fazer as receitas de alcachofra de maneira rápida, pode usar também alcachofras que vêm em frascos de conservas.

3 receitas de alcachofras guisadas

As alcachofras podem ser feitas de muitas maneiras. Nós escolhemos estas 3 opções para escolher aquela de que mais gosta:

1-Receita de alcachofras guisadas com presunto:

Este prato é um clássico. Além disso, é uma receita rápida e fácil de fazer. Pode ser consumida como entrada ou ao jantar.

Os ingredientes de que precisamos para 4 pessoas são: 12 alcachofras, 200 gramas de presunto, um pouco de azeite e sal.

Como explicámos antes, o primeiro a fazer é limpar e ferver as alcachofras. A seguir, reservamos e cortamos em quatro bocados. Se for usar alcachofras em conserva, escorra bem o frasco e separe-as num prato.

O passo seguinte é cortar o presunto. Corte em bocados pequenos ou maiores – o tamanho fica ao seu critério. Para terminar, levamos ao lume uma frigideira com um fio de azeite e deitamos o presunto juntamente com as alcachofras que estavam reservadas. Salteamos tudo e misturamos bem. Passados 5 minutos, pode tirá-las e servi-las. Bom proveito!

alcachofras presunto

2- Risoto de alcachofras

Para paladares refinados, trazemos-lhe uma segunda receita de alcachofras guisadas que vai adorar. Risoto de alcachofras.

De que ingredientes precisamos? 300 gramas de alcachofras, 1 cebola, 3 dentes de alho, 100 mililitros de vinho branco, ½ litro de caldo de galinha, azeite, 150 gramas de queijo parmesão, pimenta e sal.

Já temos os ingredientes, o primeiro passo é limpar as alcachofras e colocá-las numa tigela com água, sal e um pouco de limão.

O que vamos fazer a seguir é picar a cebola e o alho. Levamos ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e salteamos. A seguir, adicionamos as alcachofras e mexemos tudo até os alimentos ficarem dourados. Juntamos o arroz e adicionamos o vinho branco. Quando tiver evaporado, vamos adicionando copos de água durante toda a cozedura. Quando o arroz já estiver tenro, pode juntar um pouco de manteiga para ter uma textura mais cremosa.

Salpimentamos e afastamos do lume, tapando com uma tampa. Deixamos repousar durante 3 minutos e só tem de adicionar o parmesão ralado e saborear esta receita de alcachofras guisadas!

risoto alcachofras

3-Pizza vegetariana com alcachofras e cogumelos

A última receita que lhe propomos é ideal para comer pizza de maneira saudável. É um prato de que toda a família gosta e que, além disso, é delicioso.

Para fazer esta receita de alcachofras guisadas precisamos: De massa de pizza. Podemos fazer massa caseira ou comprar a base feita. 6 alcachofras, 2 frascos de cogumelos laminados Bonduelle, 8 tomates-cereja, 1 pimento verde, queijo para fundir e molho de tomate.

Esta receita é muito fácil e rápida de elaborar. O primeiro que vamos fazer é tirar o tabuleiro do forno e pré-aquecer o forno a cerca de 200 graus.

Colocamos a base da pizza no tabuleiro. Juntamos o molho de tomate e espalhamos bem na base. Depois, espalhamos o queijo para fundir.

Limpamos as alcachofras, cortamos em tiras e colocamos numa tigela com água, sal e um pouco de sumo de limão. Cortamos o pimento em tiras e o tomate-cereja em metades. A seguir abrimos os frascos de cogumelos e escorremos bem. Adicionamo-los pela base. Por fim, juntamos as alcachofras.

Levamos a pizza ao forno com cuidado para não nos queimarmos e baixamos para 180 graus. Esperamos cerca de 20 minutos e vamos olhando. Quando vir que os ingredientes estão cozinhados e o queijo fundido, a pizza estará pronta para servir.

pizza alcachofras