21Dez.

Receitas de Natal: Descubra 3 receitas típicas desta época

Receitas de Natal: Descubra 3 receitas típicas desta época

Vêm os feriados de Dezembro e com eles começa a cheirar a Natal. Literalmente, porque as cozinhas de todo o mundo começam a fervilhar de receitas natalícias que não podem faltar nesta altura.

A Bonduelle quis juntar-se a esta quadra e vestir o avental para cozinhar 3 receitas típicas que certamente não irão faltar neste Natal.

Quisemos reunir alguns dos nossos produtos preferidos com os ingredientes mais cozinhados nas casas. Querem saber quais são?

Croquetes de cogumelos com queijo azul

Em muitas casas do país, os croquetes são um dos aperitivos preferidos. Nesta ocasião quisemos inovar os croquetes clássicos e adicionámos-lhes cogumelos e queijo azul.

O primeiro que vamos fazer é a massa. Devemos ter em conta que é preciso elaborá-la com antecedência uma vez que é necessário deixar a massa arrefecer. Para tal precisamos de 1 cebola, 1 lata de cogumelos Bonduelle, 30 g de queijo azul, 100 g de farinha, 500 ml de leite, 1 ovo, pão ralado, azeite, sal e pimenta.

Começamos por cortar a cebola em bocadinhos pequenos e refogamos numa frigideira, depois escorremos bem a lata de cogumelos Bonduelle e adicionamo-la. Refogamos tudo bem. O que vamos fazer a seguir é adicionar a farinha, deixamos dourar um pouco juntamente com o resto e juntamos o leite aos poucos. Vamos mexendo constantemente para a bechamel ir ganhando forma. Continuamos a mexer, juntamos o queijo azul e misturamos tudo bem. Salpimentamos.

A massa estará pronta quando estivermos a mexer e virmos que descola facilmente da frigideira. Quando estiver pronta, separamos, tapamos com papel aderente e esperamos que arrefeça.

Agora vamos fazer os croquetes. Vamos tirando partes da massa com uma colher e damos-lhes forma, passamos por ovo e pão ralado. Assim com toda a massa. Numa frigideira com azeite muito quente que cubra mais ou menos o croquete, vamos fritando.

Vamos colocando num recipiente e já estão prontos para comer. Cuidado que estão quentes!

croquetes de cogumelos

Sopa de peixe

Das receitas natalícias, a sopa de peixe é uma das mais simples, mas é um dos pratos mais típicos e que melhor calham na quadra natalícia para fugir ao frio e como entrada.

De que precisamos para elaborar a sopa de peixe? É muito fácil: uma peça de peixe branco (pode ser pescada ou tamboril) e caldo de peixe (pode fazê-lo ou comprar já feito). Embora a nossa sopa seja de peixe, iremos juntar-lhe legumes para ganhar mais sabor, legumes como a cenoura, cebolinha, aipo e alho-francês. Também vamos juntar um pouco de marisco, nomeadamente lagostins (cerca de 12 para quatro comensais).

Começamos por cortar os legumes aos bocados. A seguir, descascamos e limpamos os lagostins (para fazer o caldo, usamos tanto as sobras dos legumes como as cabeças dos lagostins e as raspas do peixe).

O passo seguinte é colocar um tacho com azeite. Quando estiver quente adicionamos os lagostins e os restos que tivermos, como as cabeças do peixe. Cobrimos com água e, quando começar a ferver, deixamos cerca de 20 minutos e separamos. Tiramos os lagostins, passamos a água e reservamos.

Na mesma panela limpa, adicionamos azeite e refogamos os legumes. Adicionamos um pouco de pimentão-doce e um pouco de vinho. Quando o vinho evaporar, adicionamos o caldo que tínhamos reservado e deixamos cerca de 10 minutos. Depois, trituramos os legumes com a varinha mágica para dar mais corpo. Adicionamos o peixe limpo e, após alguns minutos, os lagostins.

Passados alguns minutos, afastamos o tacho, juntamos um pouco de pimenta ao gosto e, se quisermos, um pouco de tomilho e servimos logo a seguir para não arrefecer.

sopa peixe

Bolachas de cenoura

O Natal também é a altura de comer filhós ou rabanadas, mas nós quisemos fazer uma sobremesa um pouco mais especial. Bolachas com cenoura ralada que se irão tornar numa das receitas natalícias mais deliciosas.

Vamos começar por tomar nota dos ingredientes de que precisamos. Em primeiro lugar, um frasco de cenoura ralada, também farinha de pastelaria, azeite, açúcar moído, manteiga, fermento, um pouco de sal e, se quiser, pode juntar frutos secos.

Pré-aquecemos o forno a 200 graus. Começamos por misturar o açúcar com a manteiga. Podemos usar uma batedeira eléctrica para misturar melhor.

A seguir, adicionamos a cenoura ralada Bonduelle bem escorrida. Continuamos a bater. O passo seguinte é adicionar a farinha junto com o fermento e um pouco de sal.

Quando estiver tudo bem misturado e integrado, vamos tirando bocadinhos de massa, damos-lhes forma de bolacha e vamos colocando no tabuleiro do forno por cima de papel para forno. Podemos usar formas com desenhos natalícios tais como estrelas ou árvores de Natal e dar forma às bolachas. Uma vez colocadas no tabuleiro, introduzimos no forno e deixamos cozinhar cerca de 15 minutos.

Quando as bolachas estiverem douradas, estarão prontas para comer. Sente o cheirinho?

bolachas cenoura