27Set.

Receitas originais para fazer com crianças

Receitas originais para fazer com crianças

Voltámos à rotina há poucas semanas, as férias já acabaram e os miúdos regressaram às aulas. Nos hábitos de Setembro está também o momento de voltar à rotina da alimentação, e com os mais novos também temos de inventar receitas para que as crianças, neste novo ano, continuem a ter uma alimentação saudável.

Na Bonduelle queremos que este regresso não lhe custe nada e que os seus filhos o façam consigo da melhor maneira. Normalmente é complicado fazer com que voltem a ter uma alimentação saudável depois do Verão, dado que nesta época é provável que tenhamos sido mais descontraídos com a alimentação. Para o facilitar, trazemos-lhe algumas receitas originais que pode fazer com eles.

Elaborámos 3 receitas com as quais os mais novos se vão divertir imenso a ajudá-lo e que, além do mais, são saudáveis para eles. Damos-lhe apenas um conselho: o ingrediente-base destas receitas é... a paciência! ;) Tome nota!

1-Arroz com sorriso de ervilhas:

O arroz não é a receita mais original, mas se lhe der um toque divertido irá ser pelo menos diferente, e os miúdos vão adorar elaborar o prato.

Além disto, decorar o prato com eles pode ser uma maneira de tornar os legumes mais apetecíveis. Se virem que o arroz tem ervilhas a formar um sorriso, irá atraí-los mais e abrir-lhes o apetite.

De que precisamos para elaborar esta receita original? Arroz, uma lata de ervilhas Bonduelle, um ovo e um pouco de peito de peru.

O primeiro a fazer será cozer o arroz, aquecer um tacho com água e, quando estiver a ferver, juntar um copo de arroz por pessoa. Deixamos cerca de quinze minutos e reservamos.

A seguir, cortamos o peito de peru em cubos e misturamos com o arroz. O seguinte a fazer é juntar o ovo. Levamos ao lume uma frigideira com o arroz e o peru e juntamos o ovo. Mexemos bem para cozinhar todos os ingredientes.

O arroz já está pronto, só falta chamar os mais pequenos de casa para nos ajudarem a colocar as ervilhas em forma de sorriso. Escorremos bem as ervilhas que quisermos da lata e colocamos no prato em forma de sorriso depois de servir o arroz. Os tacos de peru podem ser os olhos e o nariz um pouco de ovos mexidos. Agora, sim! Pronto para comer.

arroz ervilhas

2-Salada com tomate-cereja joaninhas.

Entre as receitas originais para fazer com crianças não podem faltar as saladas. Um alimento ao qual à primeira vista podem não achar muita graça mas que irão apreciar quando estiver pronto graças à sua divertida decoração.

Além do mais, podem participar desde o início na elaboração deste prato, pois não requer o uso do fogão.

Começamos por cortar a alface. Podemos fazê-lo com as mãos para ficar mais crocante. Lavamos bem e pomos numa tigela. A seguir cortamos o tomate-cereja pela metade. É melhor ser você a fazer isto, pois as facas podem ser perigosas. Uma vez cortado, viramos para baixo para podermos fazer as bolinhas e pintá-lo como se fossem joaninhas. Podemos fazer isto com algumas gotinhas de vinagre de Modena. Podemos fazer as cabecinhas e as patas com azeitonas pretas.

Já temos a nossa salada. Se a quiser completar, pode juntar-lhe umas rodelas de pepino ou outro legume.

salada joaninhas

3-Ovos-pássaro recheados de milho e atum

O milho doce Bonduelle também faz parte das nossas receitas originais para fazer com crianças. Desta vez escolhemos uma receita que adoram: ovos recheados de milho e atum, mas com um toque especial.

Precisamos de ovos, algumas latas de Um Toque de Milho Bonduelle, umas latas de atum e cenoura ralada.

O primeiro a fazer é cozer os ovos. Fervemos um tacho com água e deitamos os ovos, deixamos cerca de 20 minutos até ficarem bem cozidos. Afastamos com cuidado para não nos queimarmos e deixamos arrefecer.

Entretanto, abrimos as latas de atum e de milho e deitamos numa tigela para o misturar bem. Quando os ovos estiverem frios, tiramos uma extremidade, deixando um lado da clara como se fosse uma tampinha, tiramos a gema e misturamos com o milho e o atum. Colocamos o maior lado da clara num tabuleiro e vamos adicionando o recheio. Neste processo, os mais novos de casa podem ajudar.

Já temos os ovos recheados, agora só temos de lhes dar forma. Pegamos no outro lado, fazemos alguns cortes triangulares para parecer a casca de um pássaro e colocamos cada “tampa” com o seu lado de clara correspondente. Para fazer o bico e os olhos, podemos usar bocadinhos de um frasco de cenoura ralada.

Já temos os nossos ovos recheados com forma de passarinhos.

ovos recheados

De que receita gosta mais? Seja qual for, o importante é tentar fazer com que os mais novos nos ajudem em casa e que, além disso, se divirtam.

Pode elaborar receitas originais como estas porque são só vantagens. Pode divertir-se com as crianças e cozinhar receitas fáceis e rápidas, e o mais importante é que os mais novos comem de maneira saudável, algo que os irá ajudar neste regresso às aulas que tanto nos preocupa.