27Jan.

Relação entre desempenho escolar e alimentação

Existe uma relação entre desempenho escolar e alimentação? A Bonduelle dá-lhe mais informações sobre a sua relação e recomenda os melhores alimentos para estudar.

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Alguns estudos confirmam que existe, de facto, uma relação entre desempenho escolar e alimentação. Assim, a capacidade intelectual é afectada pela qualidade nutritiva. Por exemplo, provou-se que os alunos que não tomam pequeno-almoço cometem mais erros nos exercícios de resolução de problemas do que aqueles que o fazem.

Isto é assim porque o pequeno-almoço aumenta o índice de glicose no sangue que, por sua vez, activa um transmissor cerebral denominado acetilcolina (relacionado com a memória). Assim, ao travar a produção deste transmissor, reduz-se a capacidade de memorizar nova informação. A vitamina B1 é uma das principais produtoras de acetilcolina, e encontra-se em alimentos à base de cereais, com o pão integral ou enriquecido.

Além disso, manter uma alimentação baixa em gorduras, sal e açúcar mas rica em frutas, legumes e hidratos de carbono, juntamente com a realização de exercício físico, continuam a ser as principais recomendações de nutricionistas para ajudar a melhorar o desempenho escolar. Assim, se nos perguntarmos quais são os melhores alimentos para estudar, devemos ter em conta que, segundo os especialistas, o pequeno-almoço deve conter 25% da energia e dos nutrientes necessários para o resto do dia.

Incluindo cereais e fruta no pequeno-almoço melhoramos o desempenho escolar e, além disso, ajudamos a prevenir a obesidade infantil. O pequeno-almoço deve também conter lácteos para melhorar a capacidade cognitiva da criança.

Um aspecto fundamental no que respeita ao desempenho escolar e alimentação é que as crianças devem ter um nível de glicose estável durante o dia, pois, durante a fase escolar, o esforço do cérebro é importante. Existem muitos alimentos que ajudam a manter a glicemia estável no nosso cérebro e, portanto, condições ideais para a aprendizagem, tais como pães integrais, leguminosas, cereais, frutos, legumes ou leite graças à lactose. Um dos motivos pelos quais a água é importante para as crianças é que contribui para que os níveis de glicose permaneçam estáveis.

Encontre na Bonduelle todas as receitas de cozinha de que precisa para manter uma alimentação saudável nos mais novos. Além disso, não perca o nosso artigo sobre o que fazer se o seu filho não comer bem.