17Nov.

Remédios e dieta contra a prisão de ventre infantil

A prisão de ventre infantil é um problema que preocupa muitas mães. Hoje queremos dar-lhes algumas orientações para o resolver, que passam pela alimentação. Damos algumas orientações para uma dieta contra a prisão de ventre infantil.

remedios-e-dieta-contra-a-prisao-de-ventre-infantil

 

Dizemos que uma criança sofre de prisão de ventre infantil quando evacua menos de 3 vezes por semana, quando a criança está mais de três dias seguidos sem ir à casa-de-banho ou quando as evacuações são duras (podem estar acompanhadas de dor e fissuras anais). Ocasionalmente, a dor leva a que a criança aguente, o que é pior, porque o bolo se torna maior e mais duro, e mais difícil de evacuar.

No entanto, um pediatra é a pessoa mais adequada para diagnosticar e tratar a prisão de ventre infantil, um dos principais remédios para a prisão de ventre infantil é seguir determinadas regras alimentares. Uma dieta contra a prisão de ventre infantil deve incluir:

1) Legumes: são os nossos melhores aliados. Contêm imensos nutrientes e são fundamentais numa alimentação contra a prisão de ventre infantil, principalmente os vegetais de folha verde como os espinafres.

Não perca os nossos artigos com ideias para conquistar os mais novos de casa com legumes; criar os pratos de legumes mais divertidos para os seus filhos e a importância do consumo de legumes nas crianças.

2) Leguminosas: tal como os legumes, são muito boas para o seu crescimento e desenvolvimento e proporcionam fibra contra a prisão de ventre.

3) Fruta: é preferível comer a fruta inteira para aproveitar a sua fibra ao máximo. Como remédio contra a prisão de ventre infantil, a laranja, o kiwi e a ameixa são particularmente aconselháveis.

4) Iogurte: as suas bactérias equilibram a flora intestinal, pelo que é bom tanto para a diarreia como para a obstipação.

5) Cereais integrais: na altura de consumir arroz, massa ou cereais e bolachas, é preferível que estes sejam integrais, pois têm mais fibra.

6) Azeite virgem extra: é um produto da nossa terra muito útil, pois ajuda a lubrificar o intestino e aumenta a motilidade intestinal.

7) Líquidos: fundamental como remédio contra a prisão de ventre infantil é o líquido, seja água ou caldos.

Também não queremos esquecer a importância do exercício físico para activar o organismo. Para evitar a prisão de ventre, não se esqueça de proporcionar às crianças uma alimentação variada e equilibrada. Consulte o seu pediatra para qualquer dúvida.

Encontre nas nossas receitas de legumes centenas de receitas saudáveis e equilibradas.