26Out.

Sopa de legumes: Sabor e simplicidade numa receita

Sopa de legumes: Sabor e simplicidade numa receita

Já estamos naquela época em que passar as tardes com uma manta no sofá nos parece o melhor dos programas, e se também o acompanharmos com um prato quente que nos dê calor e reconforte o estômago, ainda melhor.

São receitas fáceis e rápidas de fazer, são saudáveis e além disso são deliciosas. Cozinhar uma sopa de legumes só tem vantagens. Os legumes conferem os nutrientes, vitaminas e propriedades necessários para a saúde, a textura é agradável para as pessoas que têm problemas para mastigar e também é um prato ideal para os mais pequenos da casa comerem legumes.

Escolhemos 3 receitas de sopa de legumes para se juntar ao nosso programa de Inverno e comer de maneira saudável. Vista o avental, prepare a varinha mágica e tome nota ;)

1-Sopa de ervilhas com batata: Gostamos de verde!

Começamos por uma sopa pouco comum, mas se quiser ser um pouco original na cozinha, vai-lhe calhar muito bem ter ideias como esta. Escolhemos as ervilhas finas cozinhadas da Bonduelle e adicionámos batata para dar mais textura.

Para fazer esta sopa levamos ao fogão uma panela com azeite virgem extra para saltear os legumes antes de os cozer – deste modo a sopa de legumes terá mais sabor. Descascamos as batatas e cortamos, partimos também um pouco de cebola. Deitamos as batatas, a cebola e a lata de ervilhas bem escorridas na panela. Refogamos tudo. Depois de dourarmos os legumes, juntamos um pouco de caldo de legumes ou de galinha. Se não tivermos, podemos fazê-lo com água.

Deixamos ferver durante cerca de 15 minutos e vamos verificando se os legumes estão tenros. Quando estiverem, tiramos do lume. O passo seguinte é triturar tudo para ficar um creme. Levamos ao copo e vamos triturando. Dependendo da textura que quisermos obter, trituramos mais ou menos.

Já temos a nossa deliciosa sopa de ervilhas. Se quiser pode juntar alguma especiaria ou erva aromática para decorar ou, caso tenham sobrado legumes, adicioná-los sem triturar para lhe dar ainda mais sabor.

sopa ervilhas

2-Sopa de abóbora: O prato mais tradicional

Sim, sabemos que a sopa de abóbora faz sempre parte da lista de sopas de legumes, mas é impossível excluí-la quando vem o Outono. É um dos pratos mais tradicionais e de que mais gostamos. Portanto, tome nota da receita de sopa de abóbora que lhe trazemos desta vez.

O ingrediente base desta receita, é claro, é a abóbora, mas existem outros ingredientes que combinam lindamente com este prato. São o alho-francês, o alho e a cebola. Portanto, o primeiro que devemos fazer é cortar estes legumes juntamente com a abóbora. Caso escolha uma abóbora inteira, tenha em conta que é preciso descascá-la bem e esvaziá-la tanto da polpa como das sementes, cortando o resto em cubos não muito grandes. Também pode comprá-la cortada, se for mais fácil para si.

Quando já tivermos todos os legumes cortados, refogamos numa panela com azeite virgem extra. Juntamos uma maçã em substituição da batata e assim variamosJ. Enquanto refogamos podemos adicionar um pouco de pimentão para dar mais sabor. Uma vez refogado, juntamos o caldo ou de frango ou de legumes para cozer tudo. Deixamos 15 ou 20 minutos.

Agora é altura de triturar tudo. Quando formos passar na varinha mágica, juntamos algum lácteo, sejam natas, leite ou até iogurte natural. Quando quiser, verte com a mistura e continua a triturar.

E sua sopa de abóbora já está pronta! Decore-a com bocadinhos de queijo feta ou frutos secos. Inove e bom proveito!

sopa abobora

3-Sopa de cogumelos: Sabor e simplicidade

Para a última sopa de legumes quisemos usar os nossos queridos cogumelos. É melhor usar os cogumelos laminados Bonduelle que já vêm cortados e só temos de escorrer bem a lata.

Tal como na sopa que propusemos anteriormente, vamos juntar-lhe uma base de alho-francês e cebola. Vamos usar caldo de galinha, de carne ou de legumes e refogamos antes os legumes com azeite virgem extra. Contamos-lhe passo a passo como elaborar esta sopa de legumes.

Primeiro levamos ao lume uma panela com azeite virgem extra. Depois de cortarmos o alho-francês e a cebola, adicionamo-los junto com a lata de cogumelos muito bem escorrida e refogamos tudo. Quando estiver bem dourado, juntamos o caldo que tivermos escolhido e deixamos cozer durante 15-20 minutos.

De certeza que já sabe qual é o passo seguinte. Sim, é triturar! Colocamos no copo a quantidade que quisermos triturar e, enquanto trituramos, juntamos natas para cozinhar para conferir uma textura mais espessa à nossa sopa.

Quando tivermos a textura pretendida, podemos juntar um pouco de pimenta preta, cubos de presunto salteados e cubos de pão torrado. Se adicionar também um fio de azeite virgem extra, a receita irá ficar perfeita.

sopa cogumelos