23Out.

Truques para uma grelhada de legumes perfeita

Uma das formas mais deliciosas de fazer legumes é grelhando-os. Os legumes grelhados têm um sabor autêntico e fumado que os torna irresistíveis. Contamos-lhe alguns truques para uma grelhada de legumes perfeita!

truques para uma grelhada de legumes perfeita

 

O metal (principalmente o ferro fundido) é um dos melhores condutores de calor, pelo que a grelha é uma superfície ideal para cozinhar. Os legumes grelhados ficam crocantes, com aspecto dourado e apetecível graças à capacidade que o metal tem de dourar, conferir sabor em alguns segundos e não perder a temperatura mesmo quando os legumes soltam o seu líquido.

O primeiro que tem de saber na altura de fazer legumes na grelha é que praticamente todos os legumes podem ser grelhados, embora devamos ter em conta certas considerações em função da textura dos mesmos. Assim, é possível que seja preciso cozer previamente alguns legumes, para evitar que fiquem excessivamente duros ao dar-lhe várias voltas na grelha (como, por exemplo, os espargos).

Uma vez sabido isto, mãos à obra! O segredo para cozinhar legumes na grelha é que esta deve estar muito quente e o tempo de cozedura deve ser muito breve. Por isso, o ideal é cortá-los bem finos, para ficarem cozidos rapidamente no interior.

O primeiro passo é lavar bem o legume, e secá-lo o máximo possível! Depois cortamo-lo ao nosso gosto e colocamos na grelha. É importante a grelha estar pré-aquecida e os legumes não ficarem amontoados, caso contrário iremos perder o efeito do calor em contacto com os mesmos. Damos várias voltas e finalmente adicionamos o sal.

Damos-lhe um conselho para a apresentação: ordene os legumes em função da sua forma e cor! O prato irá ter um aspecto muito mais organizado e delicioso. Recomendamos também que a ingestão seja imediata para não arrefecerem e perderem o característico sabor da grelha.

Se estes truques para uma grelhada de legumes lhe foram úteis, recomendamos visitar a nossa categoria de Receitas de legumes.