27Ago.

Variedade de pratos com cogumelos

Já vimos que existe grande variedade de pratos que podemos fazer com milho e com ervilhas. Agora é a vez dos cogumelos, outro alimento que tem inúmeras possibilidades de ser usado na cozinha. A Bonduelle quer dar-lhe algumas ideias.

O cogumelo ou Agaricus bisporus é uma espécie de fungo nativo da Europa e da América do Norte, amplamente cultivado para o seu uso na gastronomia. É a espécie de fungo comestível mais habitualmente usada na cozinha.

Os cogumelos são ricos em minerais como o ferro, o potássio e o fósforo. O potássio é bom para a hipertensão arterial. Este alimento também contém vitaminas do grupo B, necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Deixamos-lhe algumas ideias para fazer deliciosos pratos com este produto:

- Cogumelos salteados com alho: Um acompanhamento clássico e fácil de elaborar. Pique um alho bem fino, um fio de azeite e se quiser pode juntar uns cubos de presunto para dar sabor. Para qualquer prato de carne ou de peixe ou até com ovos mexidos.

- Cogumelos recheados: Use os cogumelos inteiros, tire o talo e coloque-os numa travessa com o recheio que desejar. Meta-os no forno e estão prontos! Também lhes pode juntar queijo e gratiná-los.

- Creme de cogumelos: Um prato muito saboroso com muitos nutrientes. Só precisa de cogumelos, cebola, alho, farinha, leite, azeite e sal. Misture tudo numa frigideira e depois triture.

- Cogumelos com presunto: Um prato muito prático como entrada, para servir por exemplo num jantar com amigos. Cogumelos, presunto e um pouco de azeite.

Aproveite este alimento saudável e saboroso para experimentar todas as suas variantes, como sempre combinando-o com outros produtos para dar ao seu organismo todos os nutrientes e vitaminas de que precisa.