Um vegetal com muitos usos

Embora o rabanete é um vegetal que não é consumido com muita freqüência em nosso país, destaca-se o consumo cru em saladas e sua proeminência neles.

Denominação

O rabanete é um vegetal de corpo branco e casca colorida, conhecida como raiz forte ou rabanete, mas seu nome científico ou latim é Raphanus sativus L. Ele pertence à família das Brassicaceae, como o repolho, couve-flor, couve-de-Bruxelas, brócolos, nabo e agrião.

Origem

Nós sabemos com alguma certeza que os egípcios e babilônios já consumiam rabanetes há mais de 4.000 anos atrás, sendo em 4.000 a. C. quando ele começou a ser consumido na China e Coréia. Era muito precioso na Roma e Grécia antiga, os romanos foram os responsáveis pela expansão do consumo em toda a Europa. Hoje podemos dizer que é consumido com mais freqüência em países do Leste Asiático.

 

Variedades

Os rabanetes se classficam em função de sua forma e cor, podendo distinguir-se desta forma em três variedades:

  • Rabanete chinês, japonês ou daikon: se trata de um exemplar cilíndrico e alongado, de cor branco e sabor suave. Como sua denominação indica, procede do Japão.
  • Rabanete preto ou de invierno: é um exemplar cilíndrico e redondo, cuja casca apresenta uma cor preta e é muito dificil de digerir, enquanto que por dentro é branco e mais digestivo.
  • Rabanetes: se trata de uma variedade de forma esférica, oval ou cilíndrica e de menor tamanho. Sua raíz é branca e sua casca pode ser de cor vermelha, rosada, roxa ou branca.

 

Qual é seu aspecto?

  • Cor: geralmente a raíz do rabanete é sempre branca, mas pode ser encontrada em variedades rosadas na Ásia. por lo general la carne del rábano es siempre blanca, pudiendo encontrar variantes rosadas en Asia. Em vez disso, a casca pode ser preta, roxa, vermelha ou branca.
  • Forma: dependendo da variedade a que pertença, terá uma forma alongada ou arredondada.
  • Tamanho: as variedades redondas chegam à medir uns 5cm de diâmetro, enquanto que as alongadas podem chegar a medir até 15 cm de altura.
  • Peso: o peso do rabanete podem variar desde os 50g até o quilo nos exemplares mais espetaculares.
  • Sabor: têm un sabor característico, suavemente picante.

 

Modo de preparação e uso

  • Cru: eé a forma mais habitual onde poderemos encontrar-lo na mesa. Geralmente cru nas saladas, onde dão uma cor chamativa, no casa que tenham a casa vermelha, e um sabor agradável e picante.
  • Em conserva: ou em vinagre ou também em fermentado podemos encontrar o rabanete em conserva.

Quando as podemos encontrar e em que condições?

A temporada do rabanete é maio, junho e julho (época que poderá encontrá-lo mais fácilmente nos comércios), e poderá ser encontrado exemplares no inverno se a colheita for realizada em estufas. Portanto, podemos encontrar rabanetes em qualquer estação.

O rabanete é um vegetal que prefere climas temperados, considerando-se que o desenvolvimento vegetativo ocorre entre 6 °C e 30 °C, e o ideal é de entre 18-22 ° C. É uma planta que se adapta a qualquer tipo de solo, mas prefere profundo, argiloso, neutro.

O melhor exemplar e sua conservação

O melhor exemplar de rabanete é aquele que contém uma consistência menos fibrosa e carnuda, firme, de cor vermelha brilhante e de casca inteira, sem rachaduras e suave. No caso de comprar rabanetes com as folhas, elas devem apresentar uma cor viva para assegurar que é uma amostra fresca.

Depois de adquirir o rabanete é aconselhável remover as partes verdes uma vez que aumentam a secagem da amostra. Para uma adequada conservação dos rabanetes devem ser armazenados em embalagens perfuradadas de plástico no frigorífico. Assim, eles podem atingir até uma semana armazenado.

Características nutritivas

O rabanete é um vegetal que contém cerca de 95% de água, é um dos vegetais com elevado teor de água. Destaca seu baixo teor de hidratos de carbono (2%), gordura (0,5%) e proteínas (0,6%). Fornece cerca de 17 Kcal/100g, colocando-o em um dos alimentos de baixa caloria. Proporciona também uma quantidade significativa de vitaminas e minerais.

Minerais: distingue-se pelo seu elevado teor de magnésio, fósforo, ferro, potássio e cálcio, sendo o mineral encontrado em concentrações mais elevadas. Também podemos encontrar grandes quantidades de zinco.

Vitaminas: em termos de vitaminas, destaca seu alto teor ácido de vitamina C, encontrando-se em segundo lugar de importância os folatos. Na sua composição também pode encontrar-se quantidades significativas de outras vitaminas, tais como a vitamina B2, B6 e niacina.

Destacaremos além disso a presença na sua compisção de elementos sulfurados que proporcionam certo sabor picante e que favorecem e aumentam a secreção da bilis, ajudando a ligeirar as digestões.

Em que nos pode ajudar?

Levando em consideração sua composição nutritiva podemos extrair alguma relação do rabanete com a saúde. Algumas das propriedades beneficiosas que se relacionam com o consumo do rabanete são:

  • Doenças do fígado e cálculos biliares: tal como indicado acima, os componentes de enxofre do rabanete aumentam a produção de bílis do fígado e facilitam o esvaziamento da vesícula biliar, sendo um alimento muito utilizado em doenças do fígado e vesícula biliar.
  • Trastornos digestivos: o rabanete pode ser utilizado no tratamento de transtornos digestivos como as digestões lentas e pesadas.
  • Anticanceroso: diversos estudos mostrou uma possível relação do consumo de rabanete com a prevenção do aparecimento de mutações celulares desencadeamento nos carcinomas.

E que mais?

Deve-se destacar e lembrar que o rabanete é uma das hortaliças que menor teor calórico apresenta, sendo utilizado em saladas e outras preparações culinárias.

Subscreva a newsletter
Promoções, inspiração culinária e um pouco de cultura!