26maio

5 pratos de massa fundamentais na sua alimentação

5 pratos de massa fundamentais na sua alimentação

A massa é aquele prato que está no menu de qualquer pessoa. Com ela pode fazer receitas muito variadas e podem ser também muito saudáveis. É um alimento que proporciona proteínas, minerais e vitaminas ao organismo. A Bonduelle quer dar-lhe algumas ideias para cozinhar este alimento de maneira saudável e saborosa.

Consideram-se massa os alimentos preparados com uma massa em que o ingrediente básico é a farinha. Junta-se água, sal e ovo. Dizem que a origem é de 1271, quando Marco Polo veio de uma das suas viagens e a introduziu em Itália, embora outras investigações remontem a muito antes, afirmando que civilizações etruscas já elaboravam este alimento com trituração de diversos cereais e grãos misturados com água.

Venha de onde vier, a massa é um alimento consumido em todo o mundo. Eis algumas ideias para a cozinhar em todas as suas variedades:

1-Macarrão com tomate: A sua mãe preparava-lhe este prato e não via o momento de o atacar, era delicioso e hoje em dia é um dos pratos preferidos dos mais novos. Nós queremos dar-lhe um pouco a volta. Como? Junte-lhe um pouco de cebola muito picada e faça você mesmo o molho de tomate. Terá um sabor mais natural se juntar um pouco de queijo ralado por cima, ficando com um prato perfeito.

2- Massa à carbonara: Um clássico entre os estudantes do mundo. Mas sabia que a carbonara real não é a que nós fazemos? A receita original não tem natas. Os seus ingredientes são: ovos, azeite virgem extra, queijo parmesão, pimenta preta e bacon. De comer e chorar por mais ;)

3- Salada de massa: A massa também se pode comer fria. A maneira mais comum é na salada. Só tem de cozer a massa e deixar arrefecer. Junte cenoura ralada, milho, atum, queijo de cabra, tomate natural ou qualquer ingrediente fresco que lhe apetecer. Prepare um tempero com vinagre de Módena e azeite virgem extra. Fica com um prato fresco e saudável.

4- Massa recheada: Chamamos massa recheada ao ravioli, tortellini e esse tipo de massa com forma de saquinhos recheados de diferentes ingredientes. Podem estar recheados de legumes como por exemplo beringela ou espinafres ou de diferentes queijos. Juntando-lhe um molho pesto dará mais sabor à receita.

5- Massa com marisco: Não é o prato mais comum, mas é um dos pratos de massa mais simples. Pica um pouco de alho, um pouco de cebola e junta-lhe gambas e amêijoas. Salteia tudo junto com a massa com um fio de azeite virgem extra e, num piscar de olhos, tem um prato saboroso e saudável.

Se gostar deste alimento, não hesite em incluí-lo na sua dieta J