Está sem ideias na cozinha? Se é daqueles que acabam sempre por repetir os mesmos menus, na Bonduelle queremos mostrar-lhe que com um único alimento pode preparar diferentes receitas.
Para esta ocasião escolhemos a beringela, uma hortaliça ideal para os nossos pratos, saudável e saborosa. Esta hortaliça já era cultivada há quase 4000 anos e hoje em dia a China é o país que mais beringelas produz no mundo.
A beringela é um legume composto em quase 93% por água. É uma hortaliça muito leve que proporciona hidratos de carbono, fibra e minerais como o potássio ou o ácido fólico. Entre os seus benefícios destacamos que é digestiva e ajuda a manter o colesterol baixo.
Podemos usar este vegetal em muitas receitas de cozinha, podemos fazer beringelas grelhadas, panadas, no forno e uma das receitas preferidas de muitos, as beringelas recheadas.
As beringelas recheadas podem ser cozinhadas de muitas maneiras e podemos escolher os ingredientes de que mais gostarem. Eis algumas ideias para cozinhar esta receita:
Uma das maneiras de cozinhar este alimento é fazê-lo no forno.
- Beringelas
- Sal
- Azeite
- Pimento vermelho
- Pimento verde
- Cebola
- Queijo
Para elaborar qualquer uma das receitas de beringelas recheadas, primeiro temos de cortar as beringelas pela metade, ao comprido, e depois mergulhá-las em água com sal. Deixamos durante cerca de meia hora para perderem o sabor amargo que as caracteriza.
Quando passar o tempo necessário, escorremos bem e secamos com papel de cozinha.
Se fizermos as beringelas no forno, devemos levá-las, a cerca de 180 graus, a um tabuleiro com um pouco de azeite por cima para cozinhar a carne da beringela. Tiramos cerca de 20 minutos depois. Com cuidado para não nos queimarmos, esvaziamos a beringela e guardamos o recheio num recipiente.
Podemos rechear a beringela com os ingredientes que preferirmos. Nós escolhemos mais alguns legumes para esta receita. Temos pimento vermelho, pimento verde e cebola. Cortamos tudo em bocados pequenos e refogamos numa frigideira com azeite. Separamos com o recheio da beringela e misturamos tudo numa tigela com um pouco de sal e pimenta.
Recheamos as beringelas que estão no tabuleiro do forno e deitamos um pouco de queijo ralado para gratinar. Levamos ao forno durante alguns minutos para o queijo fundir, e está pronto! Já temos as beringelas recheadas no forno prontas para saborear.
Vimos como elaborar beringelas recheadas no forno e fizemo-las com legumes. Nesta ocasião vamos recheá-las de carne. Escolhemos carne de vitela para preparar o recheio.
Começamos por cortar e lavar a beringela como na receita anterior. Uma vez seca, esvaziamo-la – usar uma colher é a maneira mais simples de o fazer. Picamos uma cebola e um pimento verde em bocadinhos pequenos e refogamos com um pouco de azeite junto com a polpa da beringela.
Adicionamos à frigideira o bife de vitela cortado em tiras finas e cozinhamos tudo. Salpimentamos. Quando os ingredientes estiverem preparados, recheamos as beringelas e levamos ao forno a cerca de 180 graus durante cerca de 15 minutos para a parte de fora ficar cozinhada.
Se quisermos, podemos adicionar um pouco de queijo para gratinar. Em alguns minutos a nossa receita de beringela recheada de carne já estará pronta.
- Beringelas
- Cebola
- Alho
- Azeite virgem extra
- Queijo
Uma das receitas mais comuns de beringela recheada são as beringelas recheadas de carne picada. Podemos adicionar um pouco de cebola picada e alho para dar mais sabor.
Como nas anteriores receitas, cortamos e lavamos a beringela. Depois do tempo estimado, secamo-la. Levamos ao lume uma frigideira com um azeite virgem extra e juntamos a carne picada. Quando estiver quase cozinhada, adicionamos a cebola e o alho picado. Juntamos também o recheio da beringela. Salpimentamos.
Se desejarmos, podemos adicionar à mistura um pouco de molho de tomate. Quando estiver tudo cozinhado, recheamos as beringelas. Deitamos um pouco de queijo ralado por cima e levamos ao forno a cerca de 180 graus durante 15-20 minutos.
Já podemos saborear as beringelas recheadas de carne picada!
Esta receita é mais uma versão das beringelas recheadas. Nesta ocasião vamos recheá-las de frango.
É muito fácil, só temos de adicionar bifes de frango cortados em tiras quando estivermos a preparar o recheio. Numa frigideira com azeite virgem extra, adicionamos a cebola picada, pimento verde e pimento vermelho cortado aos bocados, a carne da beringela e as tiras de peito de frango.
Quando o refogado estiver pronto, recheamos as beringelas e levamos cerca de 15 minutos ao forno a 180 graus com um pouco de queijo para gratinar.
As beringelas recheadas de frango são outra variedade desta receita.
Também podemos rechear as beringelas de marisco. O ingrediente que melhor combina com esta receita são as gambas.
Só temos de seguir os passos explicados em receitas anteriores e quando estivermos a refogar a cebola, saltear algumas gambas com um pouco de alho junto com a carne da beringela.
Quando estiver tudo pronto, recheamos a beringela e levamos ao forno com um pouco de queijo. A 180 graus e, 15 minutos depois, as beringelas recheadas de gambas estarão prontas.
Também podemos cozinhar as beringelas recheadas na Bimby. É uma das maneiras mais simples de cozinhar.
Para fazer esta receita começamos por cortar e lavar a beringela. Levamos ao lume com água e sal durante 20 minutos (como nas anteriores receitas). Secamos a beringela e esvaziamos com uma colher.
Juntamos o alho e colocamos 2 minutos no copo do aparelho com azeite. Depois adicionamos a cebola picada e deixamos cerca de 5 minutos. O passo seguinte é adicionar a polpa da beringela. Deixamos 2 minutos e adicionamos molho de tomate triturado. Salpimentamos e juntamos o atum. Cozinhamos tudo no programa adequado durante 12 minutos.
Recomendamos que leia as instruções do aparelho, pois cada robô de cozinha pode ter diferentes programas.
Quando tivermos o recheio, deitamos nas beringelas com um pouco de queijo por cima para gratinar e levamos ao forno a 180 graus durante uns 10 minutos.
As beringelas recheadas também são aptas para vegans. O segredo é recheá-las com legumes e não adicionar queijo.
Seguimos os mesmos passos que nas receitas anteriores. Só temos de escolher os ingredientes. Além da polpa da beringela, podemos adicionar cebola, pimento vermelho, pimento verde, cenoura e para lhes dar sabor um pouco de pimenta e noz-moscada.
Um toque de forno e as beringelas recheadas vegan já estão prontas. Bom proveito!