Cada vez mais os agricultores melhoram as suas colheitas graças ao ciclo lunar. O seu objetivo é melhorar as colheitas e otimizar o equilíbrio na horta. Descubra um método empírico que é um sucesso entre os agricultores biológicos aficionados.
A lua, um satélite natural da Terra, influencia as marés. Por que não deveria fazê-lo também em plantas, que são compostas principalmente de água? Os horticultores que trabalham a terra, dependendo dos ritmos lunares, estão convencidos de que isso torna os seus cultivos mais resistentes a doenças e pragas, e também mais produtivas. E o que é ainda mais surpreendente: podemos prolongar a vida útil de frutos e legumes se os colhermos em datas específicas. Plantar, transplantar, fertilizar, enxertar, colher... Todas as tarefas mais importantes da horta são realizadas em função dos ciclos lunares, embora também sejam respeitadas as regras usuais para ter uma horta: respeitar as estações, cuidar do solo, fazer combinações benéficas de plantas, fazer rotação de culturas, colher quando a fruta estiver madura, etc.
O calendário lunar distingue diferentes fases essenciais:
· Quando a lua está na fase crescente, geralmente concentramo-nos na colheita, mas também nas podas.
· Na fase decrescente, está na altura de fertilizar a terra ou colher os legumes para consumo imediato.
· A fase ascendente (quando a lua sobe no céu) é perfeita para semear e enxertar. Também é a altura de colher os legumes folhosos, as flores e a fruta.
· Durante a fase descendente (quando a lua desce pelo céu), é aconselhável plantar e transplantar, bem como podar e colher os tubérculos.
Preste atenção aos chamados "nós lunares", ou seja, quando a lua é o ponto mais próximo ou mais distante da Terra. É melhor não fazer muitos trabalhos na horta nessas alturas.
Mas como podemos aplicá-lo na prática sem sermos doutores em astronomia? Pois bem, consultando o calendário lunar! Esta agenda de horticultura, que costumamos encontrar em revistas especializadas, recursos online ou aplicações, indica-nos as tarefas a serem realizadas prioritariamente para cada dia do ano. Permite-nos entrar em detalhes sobre as fases mencionadas com base nas constelações em que a lua se movimenta. Por exemplo, as cenouras são semeadas num "dia de raiz" e não num "dia de flor" ou "dia de fruta". Aproveite as estações mais calmas da horta, como o inverno, para estudar o calendário lunar e planear as tarefas a seguir. É o momento ideal para “estar na lua”.