Não precisa de ir a um viveiro para dar vigor às suas plantas. Apresentamos 5 fertilizantes orgânicos caseiros que são baratos e respeitam o meio ambiente.
1/ Borras de café
Já sabíamos que se podia ler o futuro com elas, que deixam um aroma fresco no frigorífico ou que desentopem canos, mas as borras de café também podem ser utilizadas como fertilizante orgânico. De facto, contêm nitrogénio, fosfato e potássio. Secas e previamente misturadas na terra em pequenas quantidades, são especialmente recomendadas para mudas.
2/ Cascas de ovo
Secas e trituradas com um rolo da massa, as cascas de ovo (cru ou cozido) são incorporadas à superfície do solo para fornecer minerais, incluindo o cálcio. Os entusiastas do tomate costumam colocá-las no buraco onde são plantados, para evitar a necrose apical ou "podridão da extremidade da flor" (nesse caso, é melhor pulverizá-las para otimizar a sua eficácia).
3/ Saquinhos de chá usados
Ao colocá-los no solo, agem como fertilizante e alimentam os vermes, afastam os insetos, pois estes não gostam do seu cheiro. Na
verdade, podem até substituir bolas de argila expandida, que são colocadas em vasos como uma camada de drenagem.
4/ Casca de banana
Com um alto teor de potássio e outras substâncias boas para o jardim, a casca da banana, idealmente orgânica, pode ser colocada sobre os legumes mais "glutões" no momento do plantio (tomates, beringelas, cucurbitáceas...), visto que os alimenta à medida que se decompõe. Infundida em água por uma semana, também pode ser usada para enriquecer a água usada para regar as plantas. Também é fantástica como cobertura de inverno em pequenas hortas, mantendo os pulgões afastados. Quem dá mais?
5/ Cinzas de madeira
Por último, se tiver lareira ou churrasqueira, guarde as cinzas da madeira natural não tratada. São ricas em cálcio, potássio, silício e magnésio. Basta adicioná-las, uma vez frias, na base da planta e as mudas de morango sentir-se-ão em casa. Atenção: coloque apenas um pouco de cinza para não perturbar o equilíbrio natural do solo e não prejudicar as plantas.