1. >Blogue
  2. >Calor de inverno

Calor no inverno

No inverno, o que mais apetece é usar roupas macias e quentes. O mesmo acontece na cozinha. Optamos pelos legumes da época para preparar receitas fáceis e deliciosas, tais como sopas, saladas, gratinados, assados ou pratos cozinhados em lume brando, com cenoura, alho-francês, cogumelos, batata-doce, batata e legumes ancestrais. É a época ideal para se mimar.

Aí vêm as vitaminas!

Não há nada melhor do que começar uma boa refeição com uma sopa quentinha e cremosa. As sopas são deliciosas e recomendamos que experimente uma receita que combina cenoura e alcachofra-de-jerusalém. Também pode atribuir o papel de protagonista à cenoura, com este simples creme de cenoura. Não se esqueça de adicionar um pouco de natas ou leite para lhe dar aquele toque de cremosidade e aconchego. Também pode transformar os restos de puré de cenoura, abóbora ou aipo em deliciosos cremes.

Não tem tempo para preparar uma sopa? Opte por saladas. O seu aliado do inverno é a endívia, porque é deliciosa tanto crua como cozinhada. Mas não precisa de desfrutar só da endívia. Combinada com lentilhas e fruta (maçã, laranja e tangerina), a endívia fica mais doce e torna-se numa salada requintada e fácil de preparar. Outro legume de folha verde que torna a vida mais fácil é o canónigo. Este ícone da cozinha de inverno pode substituir o espinafre em qualquer receita, seja cru ou cozinhado. Experimente com algumas rodelas de maçã e queijo cortado em cubinhos: uma receita simples que certamente não deixará de preparar na sua cozinha.

Ligue o forno

Tudo o que se prepara no forno infunde aromas em toda a casa e deleita os nossos sentidos. Lasanhas, gratinados, bolos, assados... Estes são apenas alguns dos pratos que ajudam a combater o frio. Servidos com uma salada de rebentos tenros (de espinafres ou outros), os legumes da época são irresistíveis. Por exemplo, a abóbora, que costumamos comer em forma de creme, é ideal para preparações múltiplas depois de assada no forno. Como ingrediente de uma lasanha vegetariana, cortada bem fina e assada no forno com bacon, tomilho e um toque de mel, ou recheada com quinoa e queijo de cabra. São receitas fáceis de preparar e descomplicadas, como a couve-flor gratinada ou a couve recheada, que vão aquecer e encher a sua cozinha de aromas deliciosos.

As batatas também são ideais para receitas de forno. Para desviar-se um pouco da receita tradicional de batatas gratinadas, experimente recheá-las com espinafres e queijo gorgonzola, ou assá-las com batata-doce, abóbora e alguns cubos de maçã, para conseguir um sabor entre o doce e o salgado. E por que não experimentar acrescentar legumes ancestrais, tais como a alcachofra-de-jerusalém ou a couve-nabo, e desta forma adotá-los na sua cozinha? Outra das vantagens de cozinhar no forno é o de permitir organizar as refeições com antecedência. Experimente preparar este clafoutis de alho-francês e presunto. Depois, basta colocar no forno para aquecer. Se o conservar bem, não perderá nenhum do seu sabor.