1. >Blogue
  2. >Está lançada a Operação Detox!

Este ano voltámos a celebrar as festas de fim de ano como deve ser. Doces de chocolate, tostas de salmão, carnes vermelhas, álcool e bons pratos com molho, foram, de facto, convidados para as nossas ceias de Natal, para nossa grande felicidade. Estamos na altura de voltar aos bons hábitos e encontrar uma alimentação saudável e variada. Parar com os excessos acumulados durante as férias. Mas sabemos que não é assim tão simples, por isso, estamos aqui para lhe ajudar. Vamos para uma pequena dieta de desintoxicação! Partilhamos consigo todos os nossos bons conselhos e ideias de receitas para limpar eficazmente o seu organismo e voltar à forma num instante. Mas antes disso, vamos voltar ao básico: hidratação. Evite bebidas muito doces. O nosso primeiro conselho será, portanto, beber água: água morna, água quente ou água fria, todas devem ser tomadas! E sim, a água também tem propriedades desintoxicantes, seja em chá de ervas, ou um pouco de chá verde ou chá preto infundido em água morna, o que permitirá que o seu corpo funcione de forma ideal.
Mas a cura de desintoxicação não pára por aqui! Descubra as nossas 3 belas receitas para atacar este novo ano com o pé direito. E sim, como diz o ditado, “mente sã em corpo são”!

1 - Poke Bowl Detox de Tofu

Porque prazer rima com saúde, abra caminho para a nossa poke bowl 100% saudável! Rápida de fazer, esta receita recheada de legumes frescos e coloridos vai certamente seduzir o seu paladar e deliciar o seu estômago. Um prato vegetariano completo, que tem tanto de bonito, como de bom, que lhe permitirá purificar e eliminar todas as toxinas acumuladas no final do ano. Mas também é uma oportunidade para descobrir este prato, vindo diretamente do Hawai e deliciosamente gourmet!

 

A sua lista de compras?

 

Ingredientes

- 300g de arroz cozido (de preferência arroz redondo para sushi)
- 120g de cenoura ralada com limão
- 120g de salada de couve roxa
- 60g de edamame
- 200g de tofu firme, simples ou defumado
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- Sumo de ½ limão
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- 1 fio de azeite (ou óleo de sésamo, girassol…)

Os passos que não devem faltar!

Passo 1: corte o tofu em cubos. Coloque numa tigela com o molho de soja, o sumo de limão e 1 colher de sopa de sementes de sésamo. Deixe marinar enquanto prepara o restante.

Passo 2: reparta o arroz entre duas tigelas bonitas. Disponha as cenouras raladas numa e depois a salada de couve roxa noutra. Finalize com o edamame.

Passo 3: escorra o tofu da sua marinada. Aqueça um fio de azeite numa frigideira anti-aderente.

Passo 4: adicione o tofu e frite-o no azeite, mexendo com frequência.

Passo 5: reparta os cubos de tofu entre as duas tigelas. Tempere com 2 colheres de sopa da marinada, polvilhe com as restantes sementes de sésamo e sirva.

Psst... Sabia que? O rei da desintoxicação é o rabanete preto. Para mastigar sem moderação neste período de cura detox.

2 - Aveludado de canónigos com caril

Dê preferência aos frutos e legumes biológicos, são os seus melhores amigos! E é a vez dos canónigos e dos seus benefícios fazerem a sua entrada. Oferecemos-lhe uma sopa de canónigos detox, original, certo? E sim, também podemos encontrá-los nas nossas sopas. Sucumba ao nosso reconfortante aveludado rico em vitaminas, nem muito gordo nem muito doce, a receita ideal para enfrentar o frio do inverno.

A sua lista de compras?

 

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 batatas ou 150g de curgetes
- 1 cebola
- 200g de canónigos
- 1 litro de caldo de legumes
- 10cl de natas frescas gordas ou magras
- Caril
- Azeite
- Sal, pimenta

Os passos que não devem faltar!

Passo 1: refogue 1 cebola e 2 batatas em pedaços, num fio de azeite. Para uma maior leveza, pode substituir as batatas por 150g de curgetes frescas da época, ou congeladas, ficará à sua escolha.

Passo 2: adicione 200g de canónigos, cubra com 1 litro de caldo de legumes e deixe ferver em lume brando por 20 minutos.

Passo 3: misture na liquidificadora ou batedeira com 1 colher de sopa de caril (mais ou menos, conforme o seu gosto) e 10cl de natas (gordas ou magras), tempere com sal e pimenta, mas sobretudo: sirva quente!

3 - Quinoa com rúcula e cogumelos

Não podemos falar de dieta detox sem falar de saladas!
Também já se cansou das saladas clássicas à base de alface, arroz ou massa? Opte pela quinoa.
Equilibrados, frescos e saciantes, estes cereais integrais deliciarão o seu estômago e o seu corpo!
Sabia que? A quinoa ajuda na boa digestão e limita a passagem de toxinas para o intestino. Uma bela salada completa e saudável que se tornará na sua aliada nesta cura detox!

A sua lista de compras?

 

Ingredientes para 4 pessoas

- 250g de quinoa
- 1 embalagem de rúcula
- 250g de cogumelos-de-paris frescos ou em conserva (
- 250g de cogumelos-ostra
- 70cl de caldo de legumes
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal fino, pimenta moída

Os passos que não devem faltar!

Passo 1: passe a quinoa por água, numa peneira de malha fina. Corte os cogumelos-ostra e os cogumelos-de-paris em pedaços.

Passo 2: escorra os cogumelos, se forem em conserva. Descasque e pique a cebola e o alho.

Passo 3: refogue a cebola e o alho num fio de azeite. Adicione os cogumelos, refogue-os por 3 minutos. Adicione a quinoa e cubra com o caldo.

Passo 4: leve a ferver e cozinhe por 12 minutos, mexendo uma ou duas vezes. Prolongue a cozedura por 5 minutos, se necessário, depois de provar.

Passo 5: misture a rúcula com a quinoa quente, tempere com sal e pimenta e sirva.

Passo 6: se quiser servir este prato como uma salada, deixe arrefecer a quinoa antes de a misturar com a rúcula.