Sabia que a inclusão de vegetais de primavera na sua dieta é uma excelente forma de variar a alimentação e melhorar a saúde? Os vegetais de época, como ervilhas,  brócolos e  beterrabas, frescos e saborosos, são perfeitos para uma grande variedade de pratos, desde saladas frescas a guisados nutritivos. Hoje sugerimos algumas ideias para adicionar estes vegetais de primavera às receitas de todos os dias. Apresentamos também algumas sugestões para aproveitar ao máximo os seus benefícios nutricionais, a gosto. Vamos a isto.
 

 

Descobrir os vegetais de primavera

 

A primavera traz consigo uma enorme exuberância e variedade de vegetais frescos. Dos espargos às cenouras, passando pelos brócolos frescos, esta época do ano é uma festa de cores e sabores no que ao mundo dos vegetais diz respeito. Porque é que é tão importante comer vegetais de época? Quando os consome na sua época,   para além da frescura e do sabor, consegue retirar o máximo valor nutricional destes alimentos, cultivados e colhidos no tempo certo. 

 

É possível encontrar, durante a primavera, uma grande variedade de vegetais de época que despertam a vontade de ousar experiências culinárias e saborear refeições frescas e saudáveis. Dos espinafres aos feijões e favas, estes vegetais de época são o ponto de partida perfeito para uma alimentação equilibrada e diversa, e têm mais qualidade e frescura acima de tudo se forem consumidos no tempo certo.

 

 

Por uma saúde melhor: benefícios nutricionais dos vegetais de primavera

 

Os vegetais de primavera acrescentam frescura e sabor às suas refeições, são ricos em fibras e fornecem uma gama de nutrientes revigorantes para a saúde.  

 

As propriedades antioxidantes, bem como uma elevada concentração de vitaminas, encontram-se entre os benefícios mais importantes dos vegetais de primavera. As vitaminas A ou C, por exemplo, são cruciais para reforçar a saúde ocular e o sistema imunitário. Encontramos igualmente vitaminas nos espinafres, na beterraba, nas cenouras ou nos brócolos. As ervilhas e os feijões têm, por exemplo, a vitamina K, que ajuda a reforçar o sistema ósseo, e é essencial para a coagulação sanguínea.  

 

Além disso, cada um destes vegetais de primavera possui propriedades adicionais que aumentam ainda mais o seu valor nutricional. O aipo, por exemplo, tem propriedades anti-inflamatórias, os espargos atuam como um diurético natural e a beterraba  contém nitratos que melhoram a saúde cardiovascular.

 

Ao incluir estes vegetais de primavera na sua dieta diária, irá desfrutar de sabores e texturas diversas, melhorando a sua saúde de uma forma nutritiva.

 

 

Receitas diárias criativas com os vegetais de primavera

 

Apresentamos de seguida algumas ideias criativas para aproveitamento de vegetais de primavera nas suas receitas de todos os dias: 

 

Salada de feijão-verde e espinafres com vinagrete de mel e mostarda  

Esta salada fresca de feijão-verde e espinafres com um vinagrete doce e picante é uma forma perfeita de apreciar os sabores da primavera.
Misture o feijão-verde Bonduelle Bio e os nossos espinafres frescos numa tigela grande. Prepare um vinagrete misturando azeite, vinagre balsâmico, mostarda Dijon,  mel,  alho picado, sal e pimenta. Espalhe o vinagrete por cima da salada e misture bem. Sirva com croutons integrais para um toque crocante,e terá a melhor salada de espinafres e feijão-verde que alguma vez provou!

 

Massa primavera com feijão verde e espargos  

Esta colorida massa primavera combina a frescura do feijão verde e dos espargos com os tomates cherry e manjericão, criando um prato leve e delicioso. Comece por mergulhar a massa em água a ferver com sal e deixe cozer al dente: tenha cuidado para não deixar cozer a massa em demasia. Entretanto, salteie em azeite feijão verde cortado em cubos e espargos juntamente com alho picado. Adicione tomates cherry cortados ao meio e folhas de manjericão fresco. Junte a massa escorrida e misture bem. Sirva quente com queijo parmesão ralado. Bom apetite!

 

Gaspacho de cenoura e beterraba  

Uma refrescante sopa fria que combina a doçura das cenouras e das beterrabas da primavera com tomates maduros e pepino, criando um gaspacho vibrante e saboroso.
Misture as cenouras e as beterrabas descascadas e picadas com tomates maduros, pepino, pimento vermelho, cebola e alho numa liquidificadora até obter uma mistura cremosa. Adicione vinagre de vinho tinto, azeite, sal e pimenta a gosto. Sirva com um pouco de iogurte grego e folhas de coentros frescos para decorar.

 

 

Para más  Se procura receitas ou sugestões sobre alimentação saudável, visite o nosso blog redes sociais para mais informação!   consejos y recetas síguenos en nuestro blog y en nuestras redes sociales.