1. >Blogue
  2. >Legumes – no frigorifico ou… onde guardá-los?

Cenoura

É preferível guardar as cenouras num lugar frio, mas a verdade é que também se conservam bem na areia ou num sítio fresco como a despensa.

Depois de retirar as cenouras do saco ou da embalagem, coloque-as na parte inferior do frigorífico.

Batatas

Frigorífico: brrrr… demasiado frio! O ideal é guardá-las num sítio fresco e seco. A despensa, a cave ou um armário arejado são grandes aliados.

Tomates

Como a maioria dos frutos, a qualidade do seu delicado sabor conserva-se melhor no exterior. No entanto, também é possível guardá-los no frigorífico, para que se conservem durante mais tempo.

 

Abóbora

As cucurbitáceas, como a abóbora-menina ou a abóbora jerimum, podem durar até dois meses fora do frigorífico, desde que não sofram nenhum choque e estejam num local seco e fresco. Desta forma, amadurecem lentamente.

Cogumelos

A prateleira de baixo é a melhor amiga: uma temperatura entre 8º e 10º C é perfeita para eles.

Definitivamente, não é bom guardá-los no frigorífico e a cozinha pode ser demasiado quente. Não se esqueça que os cogumelos crescem ao ar livre e, muitas vezes, no sub-bosque ou em estufas.

Salada embalada

Limpa e pronta para comer, deve-se guardar na zona mais fria do frigorífico, entre 1º e 4º C, o que exclui a parte de baixo.

Cebola

Nunca guarde as cebolas no frigorífico! Tal como o alho e as batatas, as cebolas conservam-se melhor num sítio escuro, fresco e seco.

Abacate

O abacate deve guardar-se sempre fora do frigorífico. Caso pretenda comê-lo fresco, guarde-o no frigorífico cerca de 2/3 horas antes da refeição. Se quer que amadureça rapidamente, coloque-o dentro de um saco de papel juntamente com uma banana.

No frigorífico…. nunca! A menos que o queira comer fresco, já depois de maduro.