As batatas são bastantes fáceis de cultivar, mas não de qualquer forma! Siga os nossos conselhos para cultivar as deliciosas batatas alevino, bintje, monalisa ou de qualquer outro tipo.
1 - Como preparar o terreno para plantar batata
Sempre que um solo rico em nutrientes é bem cuidado durante o inverno, o sucesso da horta está garantido. As senhoras batatas podem ser exigentes e preferem solos leves e profundos, sem pedras ou grandes bolas de terra. O composto, estrume e fertilizantes naturais adaptados (que proporcionam maioritariamente potassa) enriquecem o solo de nutrientes antes ou durante o crescimento, dependendo dos casos.
2 - Quando plantar as batatas
Quer tenha utilizado plantas pré-germinadas ou as tenhas germinado você mesmo, não seja impaciente! As batatas adoram ambientes frescos e húmidos e temem as geadas: dependendo da região, o cultivo é feito de fevereiro a maio, quando o solo já acumulou algum calor. De acordo com o ditado francês, “as batatas devem ser cultivadas quando o Lilás está a florir”. As plantas germinadas deverão ser colocadas 8 a 10 cm de profundidade, com os rebentos virados para cima e devidamente espaçados entre eles. Depois, devem ser cobertas com terra e regadas.
3 - Cubra as batatas
Quando as folhas atingem 20 centímetros de altura, chega o momento de cobrir a planta com terra, deixando à vista apenas a sua extremidade. Este gesto terá de ser repetido à medida que avança o crescimento, o que favorece a aparição de tubérculos, permitindo limitar a rega e melhorando a produtividade e qualidade da batata. Ao estarem protegidos da luz, não se tornam verdes, o que permite que sejam próprios para consumo.
4 - Protege as folhas da umidade e insetos
Para combater o míldio (o famoso inimigo das batatas), evite o excesso de rega. O solo deve estar húmido, mas as folhas devem permanecer secas. O escaravelho do Colorado é outro inimigo das batatas e muito temido pelos agricultores. Preferimos destruí-lo à mão, matando os insetos adultos e esmagando as larvas ou pulverizando com um preparado feito à base de restos de urtiga, rábano e atanásia. Após a colheita, poderá saborear batatas fritas, puré de batatas e outros pratos à base deste tubérculo.