Ultimamente, os superalimentos têm vindo a ganhar notoriedade devido aos benefícios para a saúde que prometem. Mas, de que falamos quando nos referimos a superalimentos e como é que eles podem contribuir para o nosso bem-estar?
Vamos explorar neste artigo os segredos por detrás dos superalimentos, o que significam, os atributos essenciais, bem como a sua contribuição para a nossa saúde.
Os segredos por detrás dos superalimentos: significado e características
Consideram-se superalimentos aqueles que se caraterizam por uma enorme densidade de nutrientes e compostos bioativos, capazes de contribuir para a saúde de forma significativa: asseguram vitaminas e minerais essenciais e contêm fitonutrientes, antioxidantes e outros componentes benéficos para o organismo.
Entre as principais características dos superalimentos, destaca-se o seu potencial para estimular a saúde a diversos níveis: alguns são ricos em ácidos gordos ómega 3, fundamentais na saúde cardiovascular; outros possuem compostos anti-inflamatórios, importantes para o combate às inflamações. São também, muitos deles, grandes fontes de fibra, que ajuda na digestão e na saúde intestinal.
O que são os superalimentos?
É extraordinária a variedade de superalimentos disponíveis: de frutas e verduras, a sementes e ervas, existe escolha para todos os gostos e preferências. Indicamos alguns exemplos significativos:
Originário da selva amazônica, temos o Açaí, famoso pela intensa cor roxa e pelo impressionante conteúdo antioxidante. Trata-se de bagas ricas em antocianinas, que ajudam a combater o stress oxidativo e a proteger o coração.
Temos, por outro lado, a Quinoa, uma semente a ser consumida como um grão, excecionalmente rica em proteínas de alta qualidade. É igualmente fonte de fibra, vitaminas e minerais, o que a torna um superalimento versátil, bom para a sensação de saciedade e para a saúde digestiva.
Temos igualmente a Beterraba, conhecida pela intensa cor vermelha e pela capacidade de reforçar o rendimento físico. Rica em nitratos naturais com capacidade para o aumento do fluxo sanguíneo e melhoria da resistência durante o exercício.
Por último, não podíamos esquecer os clássicos Espinafres, um vegetal de folha verde plena de nutrientes fundamentais como o ferro, o cálcio e o magnésio. Possuem, além disso, luteína e zeaxantina, dois antioxidantes necessários para a saúde ocular.
Benefícios dos superalimentos - melhoria do bem-estar
Uma dieta que inclua superalimentos de forma regular proporciona um conjunto importante de benefícios para a saúde. Vejamos:
Os antioxidantes presentes em muitos superalimentos contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando no combate às doenças e a manter a saúde.
Além disso, a concentração de nutrientes garante a energia necessária para enfrentar o dia-a-dia com prazer e com vigor.
A fibra presente em alguns superalimentos, como a quinoa e a beterraba, favorece a digestão e ajuda a prevenir problemas gastrointestinais.
Os antioxidantes e compostos anti-inflamatórios contribuem para manter a pele saudável, retardando o envelhecimento prematuro e promovendo um brilho natural.
Alguns superalimentos, como a quinoa, ajudam na sensação de saciedade durante mais tempo, o que ajuda no controlo de apetite e na perda de peso.
Em suma, os superalimentos são verdadeiras preciosidades da natureza, plenos de nutrientes essenciais e de benefícios para a saúde. Na Bonduelle promovemos a integração destes alimentos numa dieta regular, uma maneira saborosa e eficaz para melhorar o bem-estar geral e promover um estilo de vida saudável e intenso.