12Jun.

Benefícios do aipo! Descubra 5 benefícios para a saúde

Benefícios do aipo! Descubra 5 benefícios para a saúde

Quando chega a altura da Primavera ou do Verão, apetece-nos comer alimentos frescos e que dêem energia, e é por isso que o aipo surge como uma das opções mais escolhidas em muitos menus.

O aipo é uma hortaliça que pode ser usada na cozinha de muitas maneiras. Podemos consumi-lo em saladas, em cozinhados, em sumos e até cru. É um legume que contém diferentes nutrientes e é benéfico para a saúde.

A Bonduelle quer que conheça esta hortaliça e todos os benefícios que contém, além de algumas receitas que poderá cozinhar com o legume.

Origem do aipo: Uma planta medicinal

O nome científico é Apium graveolens, pertence à família das Umbelíferas, tal como outras hortaliças como as cenouras.

O aipo provém do Mediterrâneo, sendo conhecido já no antigo Egipto, e na antiga Grécia já era usado com fins medicinais, além de ser usado na cozinha. Actualmente, este vegetal é também consumido na Europa e na América do Norte.

Benefícios do aipo: Propriedades e nutrientes da hortaliça

Como já dissemos noutras ocasiões, a Organização Mundial da Saúde recomenda ingerir 5 peças de fruta e legumes por dia. Para ir variando e ter uma alimentação equilibrada, pode incluir diferentes legumes no seu menu, entre eles o aipo.

Quando falamos nos benefícios do aipo, devemos debruçar-nos sobre os seus nutrientes e propriedades. O aipo tem muito pouco teor calórico e é incluído em algumas dietas de emagrecimento – embora isto não signifique que vá perder peso só por comer aipo. Lembre-se de ter sempre uma alimentação equilibrada e antes de começar a fazer qualquer dieta consulte o seu médico.

O aipo é depurativo graças aos minerais que contém. O potássio previne a retenção de líquidos e elimina toxinas. A fibra do aipo também ajuda a ter uma boa digestão. Por outro lado, uma das propriedades do aipo é que contém antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir inflamações. Também se destaca o seu alto teor de água.

Outro dos benefícios do aipo são as vitaminas que contém, com destaque para a vitamina E, a vitamina C e a vitamina K. Esta última contribui para a coagulação do sangue. Não recomendam este alimento durante a gravidez.

Uma das vantagens do aipo é que pode ser consumido cru, cozido ou no vapor ao ser um dos alimentos que não perde os nutrientes nem propriedades uma vez cozinhado.

Receitas com aipo: Inclua-o na sua alimentação

Agora que sabemos quais são os benefícios do aipo, vamos integrá-lo na nossa alimentação. Vista o avental e tome nota destas receitas com aipo. Escolhemos três receitas para usar esta hortaliça na cozinha:

1-Sumo de aipo

sumo_aipo.jpg

Um dos benefícios do aipo é o facto de ser depurativo, e os sumos com esta hortaliça são perfeitos precisamente para isso: depurar o organismo. Nesta ocasião vamos fazer um sumo com aipo, cenoura e maçã, para dar mais sabor ao sumo.

É muito fácil fazer esta receita. Precisamos de aipo, maçã e cenoura. Começamos pelo aipo, separando as folhas do talo. Cortamos o aipo aos bocados. Vamos usar o talo, mas podemos guardar as folhas para fazer um caldo, por exemplo. A seguir, lavamos e descascamos a cenoura e a maçã. Cortamos aos bocados. Quando já estiver tudo cortado, trituramos tudo.

Para terminar, servimos em copos e... saboreamos!

2-Salada de aipo fresco, maçã e cenoura

salada_aipo.jpg

El aipo é ideal para as saladas. A receita que escolhemos é um prato fresco que mistura fruta e legumes. Além disso, graças às propriedades e benefícios do aipo, esta receita é muito saudável.

Os ingredientes de que precisamos para elaborar este prato são uma maçã, aipo, um frasco de Cenoura ralada, azeite, vinagre e sal.

Começamos a receita cortando o talo do aipo aos bocados. A seguir cortamos a maçã e adicionamos a cenoura bem escorrida e misturamos tudo. Temperamos com um pouco de sal, um fio de azeite virgem extra e um pouco de vinagre q.b.

Em poucos minutos, a sua salada de aipo fresco com maçã e cenoura estará pronta.

3-Aipo com molho de iogurte e abacate

aipo_iogurte.jpg

Esta última receita de aipo é muito rápida e fácil de fazer. É uma ideia para um aperitivo saudável e também delicioso. Como dissemos em parágrafos anteriores, o aipo até pode ser consumido cru e este é o melhor exemplo disso.

É possível fazer diferentes molhos para mergulhar com aipo cru. Pode mergulhá-lo em hummus, guacamole, molho de queijo ou este que escolhemos de iogurte com abacate.

Precisamos de aipo, abacate e iogurte natural. É muito fácil. Limpamos o aipo deixando apenas o tronco, cortamos aos bocados, fazemos palitos para os podermos barrar melhor e serem mais práticos de comer. A seguir, descascamos e cortamos o abacate e trituramos juntamente com o iogurte. Vertemos o molho numa tigela e mergulhamos os palitos!