14Fev.

Como cozer feijão-verde em 3 simples passos

Como cozer feijão-verde em 3 simples passos

O feijão-verde é uma grande fonte natural de fibras e vitaminas. Além de que o seu teor de gordura e calorias é muito reduzido, o feijão-verde é um alimento a ter muito em conta na nossa alimentação diária. Se em vez de optar por comprar ofeijão-verde já cortado e cozido, tiver optado por comprá-lo sem preparar, indicamos-lhe de seguida todo o processo a seguir para cozer feijão-verde.

1- Fase de preparação para cozer feijão-verde

Pegue no seu molho de feijão-verde e lave-o com água abundante. Certifique-se de que o feijão que comprou tem uma consistência firme e não apresenta marcas de deterioração. Depois de lavar, escorra-o.

2- Cortar o feijão-verde antes da cozedura

Depois de escorrer o feijão, chega o momento do corte. Com uma faca pequena, corte as pontas e o fio do feijão. Este processo pode ser muito tedioso mas é indispensável fazê-lo bem. Os filamentos ou fios que o feijão tem na parte exterior e nas pontas apresentam uma consistência mais dura do que o resto do feijão. É muito desagradável encontrá-los na boca quando estamos a degustar o prato. Depois de tirar estas partes, corte o feijão em bocados pequenos.

3- Cozer feijão-verde 

Prepare uma panela com água abundante e leve a ferver. Quando a água estiver a ferver, tempere ao seu gosto e deite o feijão. O tempo de cozedura do feijão-verde irá depender da consistência que lhe quisermos dar, mas costuma ser de cerca de 20 minutos.

cozer feijao

Truques para dar mais sabor ao seu feijão-verde cozido

Um bom truque para dar um pouco de alegria ao seu feijão-verde é aproveitar o momento da cozedura para cozer também batatas. Pode cozer batatas ao mesmo tempo que o feijão-verde. Porém, certifique-se primeiro de que as descasca e lava adequadamente. Quando estiver tudo cozido, pode optar por servi-los juntos ou separados, mas note que os dois alimentos juntos combinam muito bem.

Outra boa dica para complementar o seu feijão-verde é um pouco de presunto. Enquanto coze o feijão-verde, pode levar ao lume uma frigideira com azeite e fazer um refogado com dois dentes de alho e uns cubos de presunto. Depois de cozer o feijão e refogar o presunto, misture tudo. O presunto dará um toque ligeiramente salgado ao seu feijão, tornando-o realmente saboroso.

E agora… que receita faço?

Se tiver chegado a este ponto e ainda não souber que receita há-de cozinhar ou se lhe apetece dar alguma vida ao seu feijão-verde recentemente cozido, dê uma vista de olhos à nossa secção de receitas com feijão-verde e encha-se de inspiração.

Seja qual for a sua decisão, se seguir estes passos o seu feijão irá certamente ficar delicioso!