27Set.

Que condimentos conferem mais sabor aos seus pratos de legumes?

O legume é um alimento que confere muito sabor aos seus pratos mas se, além dele, incluir alguma especiaria ou condimento irá conseguir realçar muito mais o seu sabor. Mas que especiarias ou condimentos dão mais sabor aos seus pratos de legumes?

condimentos-aportan-más-sabor

Na Bonduelle queremos que saboreie os melhores pratos, por isso recomendamos-lhe o uso das seguintes especiarias para os seus pratos:

Cebolinho: São folhas secas que se costumam usar para potenciar o sabor de cremes, sopas e purés de legumes. Use várias folhas secas de cebolinho picadas para os seus cremes de Inverno. Irão ficar deliciosos!

Coentros: Para aproveitar o aroma e sabor desta erva são usadas as suas folhas, sementes e raiz mas, se quisermos usá-la em pratos de legumes, devemos aproveitar as suas folhas, especialmente em purés ou sopas.

Louro: As suas folhas são usadas para conferir aroma e sabor a inúmeros pratos, sendo muito usadas em cremes, sopas e purés. Pode picar a folha e polvilhar por cima do creme ou sopa ou incluir a folha inteira no creme ou sopa.

Macis: É o arilo ou invólucro carnoso do fruto da noz-moscada e costuma usar-se seco ou moído em pratos de legumes.

Manjerona: As folhas desta planta usam-se muito frescas, secas, inteiras ou em pó em saladas, conferindo-lhes um sabor doce e muito suave.

Erva-cidreira: As folhas são usadas para saladas ou cremes de legumes, dando-lhes um sabor doce. A erva-cidreira tem propriedades relaxantes, pelo que é ideal para reduzir o stresse ou a ansiedade.

Menta: O talo e as folhas são usados para uma grande variedade de pratos de legumes, conferindo-lhes um aroma e sabor muito refrescante. Costuma usar-se especialmente em saladas, embora também a possamos incluir em sopas ou cremes de legumes.

Paprika: Esta especiaria é muito parecida ao pimentão-doce e, embora seja usada normalmente em frutos secos, também se pode usar nas saladas, conferindo-lhes um sabor exótico.

Salsa: As folhas e o talo desta planta são muito frequentes na gastronomia portuguesa. Nos pratos de legumes no forno confere um sabor muito aromático, impregnando o legume com o seu aroma.

Cerefólio: Outro dos condimentos mais usados nas saladas.

Pimentão-doce: Juntamente com a salsa, é uma das especiarias mais comuns na nossa cozinha. Esta especiaria é usada em pratos de legumes bem como em cremes ou sopas.

Pimenta: Esta especiaria é tão usada na nossa cozinha como o pimentão-doce e irá conferir um sabor forte aos seus pratos de legumes.

Alecrim: Costuma usar-se em pratos de legumes para lhes conferir um toque de sabor aromático.

Além destes condimentos e especiarias, não devemos esquecer o sal, o azeite ou o vinagre, tão habituais em qualquer prato de legumes.

Combine estas especiarias com os seus legumes preferidos, experimente e prove sabores novos. A experiência vai valer a pena!