12Abr.

Os superalimentos, os heróis da alimentação

Os superalimentos, os heróis da alimentação

O termo superalimento popularizou-se nos últimos anos. Pelo nome parecem alimentos heróicos que vieram para combater a malvada alimentação que temos. E, visto assim, talvez sejam isso mesmo: alimentos que nos salvam em variadas ocasiões. Mas vamos esclarecê-lo de forma mais pormenorizada. A Bonduelle quer aproximá-los do mundo dos superalimentos. Quinoa, chia, mirtilo, algas e até os brócolos são alguns dos alimentos que fazem parte da lista dos super.

O que são os superalimentos?

Os superalimentos são aqueles alimentos que possuem uma quantidade considerável de nutrientes e antioxidantes. Trazem benefícios adicionais à saúde e são bons para o corpo e o organismo. São alimentos naturais que não levam agregados nem processados. O termo para se referir a eles começou a ser usado no século XX, mas alguns destes alimentos como ervas, sementes ou tubérculos eram usados há milhares de anos para combater doenças.

Porque é que os superalimentos são bons?

Contêm propriedades benéficas para a saúde. São altos em antioxidantes, moléculas que previnem que outras oxidem. Antioxidantes como a vitamina A ou E. Estes ajudam a prevenir doenças cardíacas, entre outras. Além disso, têm um alto teor de fibra, bons para o trânsito intestinal. O betacaroteno é outro dos antioxidantes presentes em alguns dos superalimentos, ajudando ao cuidado da pele e da vista.

Como podemos incluí-los na nossa dieta?

Os superalimentos podem ser facilmente incluídos na nossa dieta. Pode incluir no seu pequeno-almoço sementes como a chia ou o chá verde. A quinoa é perfeita para saladas, o mirtilo para as sobremesas e as hortaliças como os brócolos podem ser usadas em múltiplas receitas, por exemplo brócolos gratinados no forno. Combine-os com outros alimentos e faça a sua dieta variada e saudável.

Conclusão dos superalimentos

A conclusão que tiramos depois de ficar a saber mais sobre os superalimentos é que são bons para a nossa dieta e previnem algumas doenças, mas cuidado, não são milagrosos – simplesmente ajudam a melhorar a nossa saúde e alimentação e o melhor é combiná-los com outros alimentos que também sejam nutritivos.

A Bonduelle incentiva-o a ter uma alimentação saudável e equilibrada. Combine os alimentos adequadamente e cuide do seu organismo sempre com consciência ;)