10Out.

Receitas com ervilhas 3 pratos saudáveis e leves

Receitas com ervilhas 3 pratos saudáveis e leves

Não há dúvida de que as ervilhas são um dos grandes aliados quando se trata de fazer pratos para os mais novos, não só porque permitem criar pratos divertidos como também pelas suas qualidades benéficas para a saúde.

A ervilha é uma hortaliça que contém um alto teor de proteínas e um baixo índice de gordura. Além disto é uma das hortaliças com maior teor de vitaminas, principalmente de vitamina C. É por tudo isto e mais que se tornou num alimento indispensável na nossa alimentação.

Para poderem saborear esta hortaliça em diferentes pratos e texturas, deixamos três receitas saborosas, saudáveis e muito fáceis de fazer que temos a certeza de que irão convencer até os mais exigentes de casa.

1-Pescada com ervilhas e batata

Alguns podem pensar que é um prato típico de dieta; no entanto, é um prato muito saudável, não só pelos nutrientes que as ervilhas têm mas também pelos que estão presentes na pescada.

Para cozinhar esta receita vamos precisar de: quatro medalhões de pescada, uma lata de ervilhas ao natural cozinhadas da Bonduelle, uma cebola, três dentes de alho, farinha, um pouco de salsa, pimenta moída e, por fim, mas não menos importante, um copo de vinho branco.

Começamos por salpimentar e enfarinhar um pouco o peixe para o dourar. A seguir, num tacho que tenha um pouco de azeite (depois de dourarmos um pouco o peixe) colocamos a cebola e alho picado junto com o copo de vinho branco. Juntamos a isto as ervilhas para ganharem sabor durante cerca de dez minutos, não mais do que isto para não cozer de mais.

Noutro tacho, ao mesmo tempo que os restantes ingredientes se vão cozinhando, cozemos algumas batatas. Quando virmos que as batatas estão quase prontas, no tacho onde temos as ervilhas com os alhos e a cebola, juntamos a pescada para ferver e ganhar sabor. Depois de fazermos isto, já temos o nosso prato pronto para servir!

pescada ervilhas

2-Creme de ervilhas

É uma receita perfeita para tirar a ervilha do seu papel principal, que não é senão servir como acompanhamento do nosso prato. Nesta receita torna-se, de maneira original, no protagonista absoluto.

Nesta receita vamos precisar de: três batatas médias, uma lata de ervilhas ao natural extra-finas cozinhadas da Bonduelle, 350 ml de caldo de legumes e azeite virgem extra.

Esta é uma receita extremamente simples de elaborar. Basta começar por refogar a cebola picada em azeite, juntar as ervilhas que já estão cozidas mais as batatas que cortámos previamente em quartos. Adicionamos também os 300 ml de caldo e salpimentamos um pouco.

Deixamos cozer tudo junto e, quando estiver no ponto, trituramos. A textura do creme é ao gosto de cada um, mas se virmos que está muito espesso só temos de juntar um pouco de caldo. Bom apetite!

creme ervilhas

3-Risoto de cevadinha com ervilhas

Uma receita deliciosa para ocasiões especiais. Para a sua elaboração precisamos dos ingredientes seguintes: uma cebolinha, um pimento verde, uma cenoura, 1 bocado de aipo, 1 tomate, uma lata de ervilhas, 2 chávenas de cevadinha, um frasco de ervilhas ao natural muito finas da Bonduelle, um fio de vinho branco, sal, pimenta, azeite e uma folha de louro.

Para começar, refogamos a cebolinha junto com o pimento verde, a cenoura, o aipo e o tomate (tudo muito bem picadinho previamente). Depois de fazermos isto, salpimentamos ao nosso gosto.

Quando estiver tudo refogado, juntamos a cevada, um fio de vinho branco, esperamos que evapore um pouco, juntamos as ervilhas e o caldo de legumes até a cevada estar "al dente" e, para terminar, se nos apetecer dar mais um toque podemos juntar ovos mexidos, que combinam na perfeição. Terminados estes passos, o nosso prato estará pronto.

risoto ervilhas