09Jul.

Tabela de alimentação para as crianças

tabla de alimentación para los niños

O café da manha é a primeira ingestão que realizarão os pequenos durante o dia. Dele depende começar o dia com energia e entusiasmo, pois estaremos várias horas em jejum durante a noite. O melhor seria dividir este fornecimento duas vezes ao longo do da manha, e evitaremos que a criança chegue com muita fome na hora do almoço.

O almoço será a comida mais importante do dia enquanto à quantidade de energia que a criança irá recuperar. Deveremos considerar que eles tem que recuperar o gasto produzido pela intensa manhã de estudo e de brincadeiras no colégio.

A merenda será um lanche que fará uma ponte até a chegada do jantar. Na sociedade actual, onde as crianças normalmente tem uma actividade física extra-escolar, é conveniente dividir a merenda em duas vezes, que não sejam muito pesadas e que ajudem a manter em forma a criança da casa.

O jantar sempre tem que ser mais leve que o almoço e sua missão será recarregar as pilhas de energia e de nutrientes.

Procuraremos que o jantar seja depois de um banho relaxante e não muito tarde, para que depois dele, a criança continue realizando uma actividade relaxada durante meia hora aproximadamente e não durma de imediato. O sono será o complemento ideal de uma alimentação saudável.

Em cada momento do dia, interessa oferecer um grupo de alimentos concretos e numa quantidade determinada. Do total da ingestão diaria, uma boa divisão em percentagem seria o seguinte: café da manha e meia manha 25%, almoço 35%, merenda 15% e jantar 25%.

Um bom café da manha deve conter: cereais, lácteos, fruta fresca ou suco natural e água.

Para o almoço optaremos por: cereais e tubérculos, vegetais (crus ou cozidos), azeite de oliva, (peixes e ovos, ou legumes e carnes magras), frutos secos, fruta, lácteos e água.

Uma merenda reconforante à base de: cereais, fruta, lácteos, frutos secos e água.

Como ajuda a um duro dia no colégio, o jantar ideal seria: cereais e tubérculos, vegetais (crus ou cozidos), azeite de oliva, alimentos proteícos (de preferência peixes "azuis e/ou brancos", ovos, carnes magras), fruta ou lácteos e água.

Resumindo, seria recomendável que uma criança consumisse de 2 a 4 porções de legumes por semana (ervilhas, favas, grão-de-bico e lentilhas), e pelo menos 2 porções diárias de vegetais (milho, aipo, beterraba, cenoura, palmitos, brotos de soja, vagem, batatas, alcachofras, etc).

Como sabemos, Bonduelle tem quase toda esta gama de produtos à nossa disposição pronta para usar.

Não podemos esquecer de consumir três porções de frutas frescas e da estação ao dia. Devemos aproveitar a vantagem que temos com respeito a outros países do nosso entorno, de ter excelentes frutas durante todo o ano.