18Out.

Tempura de legumes: A receita perfeita

Tempura de legumes: A receita perfeita

Em pleno Outono regressamos aos pratos quentes e recuperamos muitos dos legumes para esta época. Escolhemos os melhores e com eles podemos fazer inúmeras receitas.

Podemos fazer legumes assados, ao vapor, guisados, no forno... mas nesta ocasião a Bonduelle traz-lhe uma receita de legumes deliciosa e diferente. Referimo-nos à tempura de legumes. Legumes crocantes e que fiquem o menos oleosos possível. Tome nota destes 4 passos para fazer uma tempura de legumes perfeita:

1- Escolher os melhores legumes

Para começar a nossa receita de tempura de legumes precisamos do ingrediente principal que, é claro, são os legumes. Temos de escolher os mais adequados como pimentos, curgete, cebolinha, abóbora ou espargos selvagens.

Uma vez escolhidos os legumes, temos de descascá-los, lavá-los e cortá-los aos bocados. O ideal é fazê-lo em tiras não muito grandes para os podermos comer como aperitivo sem necessidade de usar uma faca para os cortar.

legumes melhores tempura

2- Elaborar a mistura de tempura perfeita

O passo seguinte é elaborar a tempura. Precisamos de farinha de trigo, água fria, sal, ovo e azeite virgem extra.

Colocamos numa tigela o ovo, batemos bem e juntamos a farinha. Continuamos a mexer e vamos juntando água muito fria aos poucos. O facto de a água estar quase congelada torna o polme mais crocante. Um truque é deixar uma garrafa no congelador cerca de uma hora antes de elaborar a tempura de legumes.

Enquanto vamos juntando a água fria, vamos mexendo a mistura até ficar com a textura pretendida. Quando estiver pronta, juntamos um pouco de sal.

A seguir, deitamos os legumes na tigela para se misturarem com os ingredientes do polme. Uma vez impregnados, aquecemos uma frigideira com azeite virgem extra. Aqui devemos ter em conta a temperatura do azeite. O ideal é estar a cerca de 170 graus para o polme ficar como uma camada a embrulhar o legume e este se ir cozinhando no seu próprio molho e não arrefecer demais. Vamos adicionando os legumes aos poucos.

À medida que os legumes se vão cozinhando, vamos tirando com uma escumadeira de rede escorrendo-os para não ficarem muito oleosos. O melhor é colocá-los num prato com papel absorvente.

Se ainda assim considerar que usar muito azeite não é a melhor a opção, tem a possibilidade de os fazer no forno. Para tal terá de pré-aquecer o forno a cerca de 200 graus e colocar os legumes num tabuleiro com papel de forno por baixo. Quando o forno estiver quente, introduza o tabuleiro e deixe cerca de 20 minutos. Passados uns 15 minutos, vire e deixe ficar mais 5 minutos para ficarem crocantes.

3- Escolher o molho adequado

A nossa tempura de legumes já está pronta. Pode tê-la cozinhado na frigideira ou no forno, mas se a tempura estiver acompanhada de um molho, muito melhor!

Sim, pode escolher um molho barbecue ou uma maionese, mas mesmo que estes sejam alguns dos molhos mais populares, se quiser manter o sabor dos legumes e também comer de maneira mais saudável pode escolher o molho de soja.

Pode pôr o molho numa tigela à parte para cada um se servir ao seu gosto e, caso prefira qualquer outro molho, como mostarda e mel ou qualquer outro tipo, ponha vários tipos para cada pessoa escolher o molho que preferir. Assim vai acertar de certeza!

molho tempura

4- Comer com as pessoas de quem mais gosta

Agora só tem de escolher os comensais! A tempura de legumes é ideal para comer em casa com amigos, fazer um jantar com aperitivos e até comer com os mais novos de casa.

Se decidir fazê-la com os miúdos, eles podem ajudar a fazer a massa – a parte da frigideira e do forno deixamos para si, pois é a parte que pode ser mais perigosa para eles. Queremos acrescentar que a tempura é uma receita perfeita para fazer com que os mais novos comam legumes.