A borragem é uma hortaliça de excelentes qualidades, mas muito pouco conhecida e utilizada, entre outras coisas, por que é preciso retirar os pelinhos que recobrem suas folhas e talos antes de serem consumidas.
É conhecido com o nome comúm de borragem, mas seu nome científico ou em latim é Borago officinalis. Pertence à família das Boriginaceae.
A borragem é uma hortaliça originária do Norte da África. Foi distribuida pela Europa mediterrânea e Portugal e introduzida na Europa Central e Sul do Oriente. Na Espanha seu uso se extendeu por todo o território, sendo menos utilizada nas regiõs do norte.
Não se destacam variedades de borragem.
A borragem se cultiva com muita facildiade e resiste com alguma facilidade as condições climáticas adversas. Seu cultivo começa no inicio de outono e termina a colheita no inicio da primavera. Portanto no mercado, encontraremos no inverno e especialmente na primavera.
O exemplar de borragem de maior qualidade será aquele que tenha as folhas frescas, intactas, tenras e de cor verde brilhante e uniforme.
Se trata de uma hortaliça muito perecedeira, onde é conveniente guardá-la rapidamente no frigorifico sempre dentro de uma embalagem de plástico perfurado. É recomendável além de não lavá-la até que seja consumidos.
A borragem é uma hortaliça com um valor energético muito baixo, que representa aproximadamente 21 kcal/100g. Ele tem algumas características nutricionais muito importantes, já que, como veremos, embora o seu conteúdo em lipídios, proteínas e hidratos de carbono não é muito alto, é sim os minerais e vitaminas. Seu teor de água é de 91% do peso total. A de gordura um 0,7% e hidratos de carbono somente 2%, bem como proteínas.
Minerais: do seu teor de mineral destacaremos o ferro, por ser encontrado em maior proporção, e por ser a borragem um dos vegetais que se destaca este mineral. Mas podemos também citar outros minerais encontrados em quantidades muito grandes, quase tanto como o ferro, o qual é vital para o correcto funcionamento do organismo: potássio, magnésio, cálcio, fósforo, sódio e zinco.
Vitaminas: em quanto ao fornecimento de vitaminas, encontramos uma quantidade significativa de todos, excepto a vitamina B12, encontrada apenas em alimentos de origem animal e vitamina E. Ressaltamos que a vitamina C é encontrada em maior proporção, seguido pela vitamina A, embora haja notáveis quantidades de vitaminas B1, B2, niacina, B6 e folato.
A borragem não é um alimento que tenha uma longa tradição de alimento ou planta medicinal, sendo além um dos grandes deconhecidos da nossa alimentação. Portanto lhe contaremos alguma dass propriedades saudáveis que são atribuidos a borragem, como são:
Certos compostos que formam parte de sua composição podem resultar tóxicos ao fígado, por isso não é recomendado seu uso excessivo, embora sim possa forma parte de uma dieta equilibrada. Além disso, deve-se evitar sua utilização frequente em gestantes.
Não se ingere somente a folha e o talo, as flores de borragem foram usados em confeiteria, ou bem, conservando-las alterando camadas de flores e de açúcar, uma quantidade um pouco menor de flores que de açúcar, em um recipiente até que se forme caramelo. São utilizadas assim mesmo como saborizantes, principalmente de bebidas.
Se utilizam, as delicadezas flores azuis de borragem e seus brotos ternos flutuando em bebidas geladas de verão, as flores adicionadsa nas saladas frescas e crocantes para colocar nelas um toque de cor, as folhas novas cozidas e servidas como alternativa aos espinafres, etc.