Espinafres

O espinafre é uma hortaliça que consome de diversas formas em todo o mundo. É um alimento rico em vitaminas e minerais excelentes para completar uma dieta equilibrada.

Denominação

É conhecido com o nome comúm de Espinafre, mas seu nome científico ou em latim é Spinacia oleracea. Pertence à família das Quenopodiceae, entre as que também se encontra a acelga e beterraba vermelha.

Origem

O espinafre foi introduzido na Europa cerca do ano 1.000 procedentes de regiões asiáticas, provávelmente da Persia, mas únicamente a partir do século XVII começou a se difundir por Europa e se estabeleceram cultivos para sua explotação, principalmente na Holanda, Inglaterra e França; foi cultivado depois em outros países e mais tarde passou a América.

Variedades

Os espinafres se classificam em função da sua folha.

  • Espinafre de folha lisa: é aquele espinafre que encontramos congelado ou enlatado. Se trata de uma variedade cujo consumo está muito extendido pelo mundo todo.
  • Espinafre de folha frizada: é a variedade de espinafre que se comercializa fresca e se caracteriza por se encontrar no mercado no verão.

 

Qual é seu aspecto?

  • Cor: tem uma cor verde uniforme e brilhante.
  • Forma: o espinafre está formado por um conjunto de folhas lisas ou frizadas que se unem à base mediante os talos.
  • Tamanho: a planta pode chegar a medir meio metro de altura. Do espinafre, o talo mede uns 15 cm e a folha mais 20 cm.
  • Peso: o peso depende da variedade, embora normalmente oscila entre 0,5 e 1 kg.
  • Sabor: tem um sabor suave ligeiramente ácido.

Modo de preparação e uso

  • Cru: épodem ser ingeridas cruas, sempre que o espinafre estiver tenro.
  • Cozido: a melhor forma de coze-las ao vapor, já que esta forma se conservam em maior parte suas vitaminas e minerais.
  • Congelado: perdem certa quantidade vitamina C, mas a melhor forma de poder consumir alcachofras todo o ano.

Quando as podemos encontrar e em que condições?

Encontraremos espinafres frescos nos meses de outono, inverno e primavera, embora também seja possível encontrar algum exemplar no verão, mas será de menor qualidade

O espinafre prefere os dias curtos com temperaturas intermédias, nem muito frio e nem muito calor.

 

O melhor exemplar e sua conservação

Um exemplar de qualidade é aquele que tanto em ramo, como em folhas apresenta um verde uniforme, e suas folhas estão totalmente turgidas, limpas e sem danos serios. Nos espinafres em ramos, as raizes devem ser removidas.

O espinafre é uma hortaliça muito perecedeira cuja temperatura óptima de conservação ronda os 0ºC. Não deve ser armazenado durante um tempo superior a duas semanas.

 

Características nutritivas

O espinafre é um vegetal com um valor de energia muito baixo, que mal fornecer 22 kcal/100g. Como de costume nos vegetais, o componente principal do espinafre é a água, que pode atingir 92% do seu peso. Seu teor de carboidratos é muito baixa (1,2%), sendo o teor de fibra notável (2,7%). Contém uma quantidade significativa de proteína de 2,86% e quantidades quase insignificantes de gordura (0,35%).

Minerais: o seu teor mineral é muito importante e pode representar até 1,8% do seu peso total. Destacaremos o potássio, ferro e o magnésio a ser encontrado em maior proporção. Mas também podemos citar outros minerais encontrados em quantidades muito grandes, quase tanto como os anteriores: cálcio, zinco e fósforo. Mas além de conter quantidades significativas desses minerais, quase não contém sódio, o que torna as suas qualidades ainda mais notável.

Vitaminas: em relação ao fornecimento de vitaminas, os espinafre são vegetais com mais teor em ácido fólico, como já dissemos antes é essencial para o bom desenvolvimento neurológico do feto. Também realça a grande quantidade de vitamina A e C que podem conter. E além das anteriores, contém vitaminas B1, B2, niacina, B6 e vitamina E.

 

Em que nos pode ajudar?

O espinafre tem sido usado ao longo da história para propósitos diferentes na medicina tradicional. Mas o conhecimento de suas qualidades se espalharam à algumas décadas atrás, com o famoso "Popeye", que insistiu na força que abastecia o espinafre. Alguns benefícios com efeitos beneficiosos sobre a saúde do espinafre são:

  • Visão: de acordo com diversas pesquisas científicas, o espinafre é especialmente beneficioso na prevenção da perda de agudeza visual por degeneração macular, causante da maior parte das cegueiras na terceira idade.
  • Anemia: os espinafres contém tanto ferro como acreditava Popeye... mas tampouco tem um fornecimento desprezível. Claro, o ferro de origem vegetal se absorve pior que o de origem animal, mas a vitamina C favorece sua absorção, vitamina presente de forma significativa nos espinafres.
  • Hipocolesterolemiante: certas proteínas do espinafre parecem diminuir a absorção do colesterol a nível intestinal assim como dos ácidos biliares (ricos em colesterol), onde ajuda a reduzir os níveis plásmaticos de colesterol.
  • Gestantes: é uma hortaliça especialmente importante para a gravidez, já que contém quantidades importantes de ácidos fólicos e ferro. Isto evita o aparecimento de más formações neurólogicas no feto e anemina na mãe.
  • Crescimento e esporte: se considera fundamental nas épocas de crescimento e naqueles individuos que realizem exercício físico intenso, já que, como falamos, contém quantidades importantes de vitaminas e minerais.

 

E se abusamos do uso?

No momento não se conhece efeitos tóxico derivados de um consumo excessivo de espinafre.

Mas sim é necessário levar em consideração que o espinafre é uma hortaliça que maior quantidade de ácido oxálico tem. Este é um composto anti-nutruente que favorece o desenvolvimento de pedras nos rins e é capaz de fixar os minerais, especialmente no cálcio evitando sua absorção. Portanto, devem ser evitados seus consumos naquelas pessoas que padecem osteoporose e doentes de cálculos renais. A melhor forma de evitar, na medida do possível, este efeito pouco beneficioso é cozer os epinafres e mudar o liquido do cozimento a metade do mesmo.

 

E que mais?

Para melhorar a saúde ocular, o espinafre pode ser inclusive mais efetivos que as cenouras.