28Abr.

Alimentos para uns ossos saudáveis

Uns ossos saudáveis são vitais para mantermos uma boa saúde e evitarmos complicações e problemas no nosso estado de saúde. Não só são o nosso suporte e nos permitem mover-nos como também nos protegem de lesões no cérebro, no coração e noutros órgãos.

                Existem dois nutrientes essenciais para este fim: o cálcio e a vitamina D. O primeiro mantém os ossos e a estrutura dos dentes, enquanto a vitamina D melhora a absorção do cálcio e o crescimento ósseo. Uma alimentação saudável que inclua estes ingredientes, além de formar uma estrutura óssea forte, atrasa o desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

                Em primeiro lugar devemos ter em conta os alimentos com alto teor de cálcio como o leite, o iogurte, o queijo, as sardinhas... Devemos combinar todos estes alimentos para mantermos uma dieta equilibrada e ao mesmo tempo ingerirmos as doses necessárias de conteúdo que mantenham os nossos ossos saudáveis.

                Por outro lado, também não devemos esquecer que a vitamina D é muito importante para a saúde dos nossos ossos. O problema deste complemento alimentar é que não se encontra nos alimentos de forma natural, pois esta vitamina é produzida pelo nosso corpo de forma natural quando se expõe à luz solar directa. Os alimentos que contêm esta vitamina em maior ou menor medida são o ovo, o fígado de vaca ou alguns peixes como o peixe-gato, a cavala ou o salmão assado.

                Quanto aos vegetais e leguminosas que são melhores para os nossos ossos, voltam a surgir os legumes de folha verde como espinafre o ou agrião. No que se refere às leguminosas, o grão ou o feijão branco também nos pode proporcionar as doses de cálcio de que o nosso corpo precisa para manter os nossos ossos saudáveis.