24Nov.

Descubra alguns pratos de África

Descubra alguns pratos de África

Passámos por vários países e continentes para descobrir diferentes pratos típicos. Esta semana queremos ir até outro lugar, nomeadamente o continente africano. A Bonduelle quer revelar-lhe alguns pratos desta zona.

A gastronomia africana é o conjunto de tradições e etnias que compõe o continente. Alguns dos ingredientes mais comuns são a mistura de vegetais e leguminosas e os cereais como o milho ou o arroz. Também se consome carne, ocasionalmente em dias de festa – carne de vaca, de ovelha ou de cabra. A mistura de alimentos chama-se sopa, estufado ou molho, dependendo da região. O peixe é pescado na zona da costa africana.

Eis alguns pratos do continente africano:

- A nguza: Este prato é da zona de África central. Consiste numa massa espessa elaborada com folhas de mandioca moída, manteiga de amendoim e pasta de tomate. A mandioca é a base da alimentação nessa região. É acompanhada com legumes cortados ou triturados.

- Moambe: Também da zona da África central, muito típico da República Democrática do Congo. Este prato leva óleo de palma com espinafres e arroz.

- O shuro: Típico da África Oriental. É feito com farinha de grão e especiarias. O que mais se destaca é que comem pouca carne, o grão e os legumes ganham força nesta gastronomia.

- O tieboudienne: É um prato tradicional da África Ocidental. Tem peixe, arroz e legumes. É comum no Senegal. Os ingredientes básicos desta zona de África são a mandioca, o milho e as especiarias, como por exemplo o pimentão.

- Bogobe de mabele: Da cozinha da África do Sul. São papas feitas com sorgo (da família das gramíneas). Os alimentos mais importantes desta zona são os produtos do mar, os legumes e a carne de caça.

África, uma gastronomia por descobrir influenciada pela cultura, as etnias e as tradições.