21Mar.

Descubra que vitaminas pode encontrar nos legumes

vitaminas-verdurasO legume é um alimento muito benéfico para os mais pequenos da casa, pois traz-lhes a energia necessária para enfrentar cada jornada de estudos ou brincadeira, contribui para fomentar uma saúde de ferro e previne-os de determinadas doenças como a gripe, para referir apenas alguns dos benefícios que este alimento traz aos mais pequenos.

Todos os legumes têm os mesmos benefícios? Embora todos os legumes sejam benéficos para a nossa saúde, as suas vantagens costumam ser de diferentes tipos, sendo que cada legume tem benefícios diferentes, pelo que deveremos ter em conta a composição de cada um deles e as vitaminas que contém.

As vitaminas mais comuns nas frutas e legumes são a Vitamina A e C. Vamos ver os legumes em que podemos encontrar estas componentes e os benefícios que trazem!

Em primeiro lugar, a vitamina A é do tipo lipossolúvel e consta de dois tipos: o retinol e o betacaroteno, que surge em frutas e legumes. Em que legumes a podemos encontrar? Nos brócolos, na cenoura, no tomate, nos pimentos vermelhos, nos espinafres, na alface e nas acelgas podemos encontrar esta vitamina que protege a vista, além de ser muito benéfica para o aleitamento. Perfeita para os primeiros meses de vida do seu filho!

Por outro lado, a Vitamina C é do tipo hidrossolúvel e podemos encontrá-la no tomate, nos pimentos vermelhos, nos espinafres, na alface, nas acelgas, na salsa, nos brócolos, no abacate, na alcachofra, na couve-flor, na curgete e no repolho. Esta vitamina é muito benéfica para a saúde dos mais pequenos porque potencia a saúde dos seus ossos e músculos ao conter colagénio, e além disso agiliza a cicatrização das feridas e protege a saúde dental, o que torna esta vitamina num excelente aliado.

Deste modo, o consumo de determinados legumes revela-se fundamental devido aos múltiplos benefícios que conferem, embora nem todos os métodos de elaboração mantenham todas as suas propriedades num sentido óptimo, pelo que deverá ter em conta as formas de elaboração como a cozedura, que elimina as vitaminas dos legumes.

Quer manter 100% das vitaminas dos legumes e não perder um ápice dos nutrientes? Se for o caso, pode acrescentar à cozedura, fritura ou preparação um pouco de sumo de limão que irá proteger os legumes.

Na Bonduelle queremos que aproveite ao máximo as vitaminas dos legumes, pelo que cada semana lhe oferecemos um original conselho de cozinha, além de um grande número de receitas de legumes os mais pequenos da casa irão adorar. Assim não poderão resistir ao prazer da comida saudável!